Modelagem 3D - Estúdio 3D https://3dstudio.co/pt/c/3d-modeling/ 3D Visualizations, Rendering, Modelling & Animation Wed, 19 Oct 2022 09:02:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://3dstudio.co/wp-content/uploads/2022/02/cropped-3D-Studio-Round-Icon-32x32.png Modelagem 3D - Estúdio 3D https://3dstudio.co/pt/c/3d-modeling/ 32 32 Modelagem de Arquitetura 3D: Então e Agora https://3dstudio.co/pt/architectural-modeling/ https://3dstudio.co/pt/architectural-modeling/#respond Mon, 04 Apr 2022 06:25:00 +0000 https://3dstudio.co/?p=748 Veja como a modelagem arquitetônica em 3D transformou e quais são os tipos de modelagem mais populares usados na arquitetura.

The post 3D Architectural Modeling: Then and Now appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Se há alguns anos atrás você foi avisado que caminhar pela sua futura casa seria possível mesmo antes do primeiro tijolo ser colocado, você acredita nisso? A era digital da modelagem 3D atraiu novas oportunidades para arquitetos e construtores. 

Hoje em dia, Visualização arquitetônica não precisa de plantas ou modelos físicos para representar o projeto futuro. A modelagem arquitetônica se tornou mais eficaz com o 3D, uma vez que ajuda a transmitir melhor o conceito. Os modelos são mais informativos, mais realistas e mais atraentes. 

Hoje, vamos dar uma espiada na evolução da modelagem arquitetônica, discutir os benefícios e os tipos mais populares de modelagem 3D a serem usados na arquitetura.

Entretanto, vamos definir primeiro o que é a modelagem arquitetônica.

O que é a Modelagem Arquitetônica 3D?

3D modelagem arquitetônica é o processo de criação de uma representação matemática tridimensional de um edifício, exterior ou design de interiores em 3 passos: visualização, construção e renderização. A modelagem arquitetônica em 3D permite que os designers criem um projeto de qualquer tipo, escala, complexidade ou material. 

O maior benefício da modelagem arquitetônica 3D é que permite cobrir tanto o interior quanto o exterior do projeto. Ele também facilita a atualização ou substituição de alguns elementos do projeto antes que o processo seja colocado em ação. 

Entretanto, esse não é o único benefício.

Benefícios da Modelagem 3D para Arquitetura

como fazer um modelo 3d para arquitetura

Criar planos de construção e design do jeito antigo é demorado. Não falar sobre o tempo gasto em atualizações e mudanças. Com relação a isso, a modelagem 3D tem um grande potencial para a arquitetura:

  • Precisão 一 A modelagem 3D permite aos projetistas obter medições precisas de todo o edifício ou dos mais pequenos detalhes do projeto.
  • Velocidade 一 o tempo de modelagem e redação é significativamente reduzido o que torna o trabalho dos designers mais eficaz.
  • Elaboração detalhada 一 3D permite que os artistas elaborem qualquer nível de detalhe, independentemente da escala do projeto.
  • Eficiência 一 com arquitetos 3D podem detectar erros potenciais, obter insights sobre os padrões surface e renderizar interiores personalizados.
  • Animação 一 3D permite que você tenha passeios virtuais, visitas à casa virtuale ver o projeto futuro a partir de diferentes visões e perspectivas.

Mas foi sempre assim?

Evolução da Modelagem Arquitetônica 3D

Quando acabou de aparecer, a modelagem 3D não era nada como nós sabemos que é agora. E seu valor para a modelagem arquitetônica tem sido subestimado por um tempo. 

Esta rápida visão geral da história da modelagem 3D para arquitetura e design deve lhe dar mais insights.

O Início: Anos 60

A história da modelagem 3D começa com a SketchpadUm software que podia ler desenhos feitos com a caneta luminosa, inventado por Ivan Sutherland em 1963. O Sketchpad foi capaz de produzir muitos desenhos similares com base no desenho principal. Além disso, ele podia corrigir todos eles quando qualquer mudança fosse feita no desenho principal. 

Não parece nada como a modelagem 3D, certo?

Os impressionantes designs 3D que podemos ver agora se desenvolveram ao longo das décadas. Nós vamos revisá-los a seguir.

Os Primeiros Passos: 1990-200 

Desde que a modelagem 3D se tornou mais popular, ela não era mais usada apenas para anúncios e TV. Muitas indústrias a incorporaram, incluindo design e arquitetura. Em particular, a situação mudou com o lançamento de muitos softwares de modelagem 3D nos anos 90. A primeira versão do moderno Autodesk 3d Max, Cinema 4D, Blender, e Maya apareceu por aí.

como fazer um modelo de cidade low poly 3d
Modelo de cidade baixa em polietileno

É mais ou menos na mesma época que Modelagem NURBS começou a evoluir. Embora os primeiros modelos fossem low poly e irrealistas, era um nível completamente novo para arquitetura e design que ninguém poderia sequer imaginar.

Ganhar popularidade: 2000-2010

Durante a próxima década, a popularidade do CGI em modelagem arquitetônica só progrediu. Isso abriu muitas novas oportunidades e funcionalidades para os designers. Os programas de computação gráfica se tornaram ainda mais avançados. 

como modelar a arquitetura de uma casa
Modelo de casa 3D

Em particular, a Autodesk 3d Max apresentou o módulo Peles & Cabelos e novos materiais como lã e vidro. Autodesk RevitO software, um software altamente popular entre engenheiros e arquitetos, foi lançado nesta época. Desde que o 3D se tornou mais fotorrealista, surgiram muitos programas para renderização também durante esse período.

Sucesso Total: 2010-2020

Na última década, o conceito de modelagem arquitetônica 3D tornou-se comum. Você não vai conhecer nenhum designer ou arquiteto que não use o 3D para visualização. Agora você pode encontrar não só uma variedade de softwares, mas também muitos  Serviços de renderização 3D usado em projetos de arquitetura. 

Modelagem arquitetônica agora usa mais textura, materiais e efeitos de luz para produzir um design de alta qualidade. Você dificilmente consegue perceber a diferença entre desenhos 3D e fotos reais. 

criar um modelo de hotel 3d para arquitetura
Aplicação moderna do 3D na arquitetura

Principais Produtos de Modelagem Arquitetônica 3D

O número de softwares não é o único produto da evolução da modelagem arquitetônica. A diversidade de projetos também cresceu. Arquitetos e designers podem criar modelos personalizados, panoramas, design de interiores e exteriores, e animação.

Aqui estão os mais populares entre eles.

porque a modelagem 3d é usada na arquitetura

Renderização Arquitetônica  

É um daqueles produtos de modelagem arquitetônica que permite demonstrar e transmitir o clima do interior e do exterior da futura casa. Estes renderings mostram um objeto completo na realidade com um nível extremo de realismo.

Panoramas 3D Interativos

Como o nome indica, o espectador pode se mover ao redor da imagem para ver todos os ângulos do projeto. É muito melhor do que ainda ver, pois mergulha os clientes nos panoramas e garante uma melhor compreensão do projeto.

modelagem de panorama interior 3d
Panorama 3D do design de interiores (fonte YouTube)

Animações CG

Esta é a melhor opção se você quiser que as pessoas vejam como se sentirá ao circular pela futura casa ou edifício. As animações CG são como vídeos mostrando todas as características do projeto. A única diferença é que a cena é criada no espaço 3D, ainda a ser construída na vida real. 

Para criar todos esses projetos impressionantes, é preciso explorar diferentes ferramentas e tipos de modelagem que passamos para o próximo. 

Tipos de Modelagem 3D para Arquitetura

Não há um caminho universal para se fazer uma visualização 3D de qualquer tipo. Há múltiplas maneiras de cobrir diferentes aplicações, tempos de projeto e orçamentos.  

A seguir estão os principais tipos de modelagem 3D que você precisa aceitar para qualquer projeto de modelagem arquitetônica. 

1. Estrutura de arame 

Se você está procurando uma ferramenta simples e eficaz para criar uma apresentação rápida de um design simples, o wireframe é a ferramenta a ser usada. Você também pode encontrar o nome de modelagem edge, mas isso geralmente é a mesma coisa. Wireframe envolve delinear um objeto 3D e preencher o espaço entre linhas ou "fios" com polygons

renderizando wireframe em modelo 3d revitalizado
Rendering wireframe em Revit (fonte YouTube)

Como dito, é a maneira mais simples e rápida de visualizar um projeto em 3D. 

Nota: é um desafio usar para projetos complexos e de alta escala. Isso pode se tornar demorado e impreciso.

2. Modelagem CAD 3D 

Arquitetos e designers usam a modelagem CAD 3D para criar plantas em 3D para qualquer coisa, desde casas simples até arranha-céus. A coisa é, um O desenho assistido por computador (CAD) usa um algoritmo complexo para transformar desenhos 2D em desenhos 3D

Os modelos CAD são matematicamente precisos o que os torna perfeitos para a visualização exterior. Assim, os designers podem facilmente implementar materiais, mudar as cores e adicionar quaisquer elementos de design. Não é de se admirar, você encontrará a modelagem CAD utilizada em uma variedade de serviços de prestação de serviços para o exterior.

(vídeo - AutoCAD 3D House Modeling Tutorial)

3. Modelagem BIM 

BIM significa construir modelos de informação e é o tipo mais antigo de modelagem 3D. É também um dos tipos mais inteligentes e complexos que permitir que arquitetos, engenheiros e construtores trabalhem juntos no mesmo projeto

modelo 3d da casa de arquitetura bim
Modelagem BIM em arquitetura

A razão pela qual o BIM é tão popular na modelagem arquitetônica é que permite aos designers gerar e editar tanto as características físicas quanto funcionais do projeto

Além disso, ao contrário de qualquer outro CGI arquitetônico, ele permite que você trabalhe em todo o edifício e no interior, incluindo relações espaciais, infra-estrutura, relâmpagos, etc. Portanto, o BIM é universal em termos de todas as etapas de planejamento e construção. 

4. Modelagem de Interiores 3D 

Para mostrar o ponto de venda do design o melhor e apresentar o projeto aos investidores, os designers recorrem à modelagem 3D de interiores. Nenhum detalhe técnico incluído. Apenas tornando o visual geral do design deslumbrante. Inclui colocar a decoração contextual, ajustar luzes e cores, criar peças de mobiliárioetc.

Como o design de interiores é o maior ponto de venda que dá mais valor, vale a pena cobrir separadamente. É por isso que o serviços de prestação de serviços de interiores também estão no auge da popularidade.

Modelagem 3d para cozinha interior
Design de interiores de cozinha em 3D

O mesmo vale para projetos externos.

5. CGI Modelagem Exterior 

Embora o design exterior na modelagem arquitetônica tenha o mesmo princípio que o interior, apenas a aparência deslumbrante não é suficiente para atrair investidores. A imagem não deve parecer apenas impecável. Ela tem que cobrem os pontos de eco-amizade, otimização e infra-estrutura.

design exterior em arquitetura 3d
O design exterior de uma casa de campo

Com o design exterior, não basta apenas convencer os investidores a comprar o imóvel. Você tem que garantir que o edifício ou a casa seja prático. Assim, os projetistas têm que otimizar sistemas complexos de canalização, eletricidade e transporte, juntamente com a visualização da qualidade do material. 

A idéia principal é tornar o visual dos CGI convincente. 

Modelagem Arquitetônica 3D é uma Nova Realidade

A adoção do 3D na modelagem arquitetônica permite que arquitetos e designers consigam mais em menos tempo com custos reduzidos. O 3D torna cada passo no pipeline do projeto mais eficaz, detalhado e preciso. 

Pergunte a qualquer designer se eles alguma vez se voltarão para os "velhos caminhos". A resposta é óbvia. A modelagem arquitetônica nunca mais será a mesma. Então, você deve provavelmente pular no trem 3D também para fazer parte desta tecnologia promissora.

The post 3D Architectural Modeling: Then and Now appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/architectural-modeling/feed/ 0
Modelagem de Personagens 3D [Passo-a-Passo] https://3dstudio.co/pt/3d-character-modeling/ https://3dstudio.co/pt/3d-character-modeling/#comments Wed, 30 Mar 2022 16:31:50 +0000 https://3dstudio.co/?p=739 Introduction Take any modern game and remove all of the characters from it. Despite the outstanding setting, you will have nothing to play with, literally. Character modeling is a pivotal element of any 3D modeling services since they are in high demand in a lot of industries: games, movies, cartoons, marketing, etc.  Creating a 3D […]

The post 3D Character Modeling [Step-by-Step] appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Pegue qualquer jogo moderno e remova todos os personagens dele. Apesar do cenário excepcional, você não terá nada com que jogar, literalmente. A modelagem de personagens é um elemento fundamental de qualquer Serviços de modelagem 3D já que eles são muito requisitados em muitas indústrias: jogos, filmes, desenhos animados, marketing, etc. 

Criar um modelo de personagem 3D pode não parecer diferente de qualquer outro tipo de modelagem. Mas é, já que requer um certo nível de habilidades e multi-passos para completar um personagem. 

Neste guia completo, nós o acompanharemos em todas as etapas ou modelagem de personagens: desde o esboço dos contornos básicos até a animação e renderização e qualquer coisa entre eles.

No entanto, vamos primeiro compará-lo com caracteres 2D.

software de modelagem de caracteres 3d topo de linha
Comparação do melhor software de modelagem de caracteres 3D

Modelo de Personagem 3D vs Modelo de Personagem 2D

As indústrias de jogos e cinema se desenvolveram há muito tempo e não parecem nada com as que conhecemos agora. Então, basicamente, a principal diferença é que você não usa mais 2D em jogos, já que 3D tem todos os benefícios.

Embora ambos tenham o direito de existir, aqui está o principal benefício do modelo de caracteres 3D sobre o seu equivalente 2D:

Animação 一 O modelo de personagem 3D é fácil de animar, uma vez que já foi criado no espaço 3D. Não há necessidade de redesenhá-lo em diferentes poses para exibir movimentos. 

Realismo 一 caracteres 3d são criados com precisão fotográfica e um nível extremo de detalhes, esboços 2D originais simplesmente não podem fornecer.

Visualização 一 ao contrário do 2D, você pode visualizar caracteres 3D de ângulos diferentes com mais cor e realismo.

A simplicidade do ajuste 一 é muito mais rápido para atualizar, ajustar e reutilizar modelos 3D para criar novos personagens ou complementar as cenas existentes.

benefícios dos modelos de caracteres 3d

Não é de se admirar Modelagem de caracteres 3D é mais popular do que 2D nos jogos, certo?

Qual técnica é a melhor para modelagem de personagens 3D?

Agora que você sabe que é melhor colocar seus esforços na escala de um modelo de personagem 3D, é hora de escolher a técnica que você vai usar.

Polygon Modelagem

A modelagem Polygon é a forma básica de modelagem 3D que qualquer novato ou especialista encontra. Ela é usada para criar modelos 3D com polygons que formam um polygon mesh. 

Os modeladores usam esta técnica para criar não apenas personagens 3D, mas qualquer outro ativo do jogo desde polygons são fáceis de editar. 

modelagem do personagem polygon
Polygon modelagem de caracteres 3D

Nota: Para ter certeza de que seu modelo está se movendo suavemente, lembre-se de adicionar um número suficiente de polygons em partes móveis como joelhos e cotovelos, subdividindo os polygons.

A melhor coisa sobre este método é que você pode usar alta poli modelagem to achieve finer details of the objects close to the camera. However, if you need to model background objects or characters you’ll need to learn what is LOD and use low poly

Modelagem NURBS

Modelagem NURBSA modelagem de spline, também conhecida como modelo spline, é um método de criação de objetos 3D com curvas flexíveis definidas por matemáticas complexas. A aplicação desta técnica torna o modelo de caracteres 3D suave. 

Ainda assim, há uma desvantagem.

As partes individuais do modelo definido pela fórmula matemática são difíceis de editar. Você não pode editá-lo sem violar a integridade de todo o modelo. Portanto, a técnica NURBS é usada com menos freqüência quando se trata de modelagem de personagens.

Processo de Modelagem de Personagens 3D

Como mencionado anteriormente, a criação de um modelo de personagem 3D é um processo de múltiplos passos que você deve dar uma olhada antes de começar. Então, agora nós vamos passar por isso passo a passo.

Passo 1: Criando o Projeto Básico

O primeiro passo neste processo é criar um esboço do seu futuro modelo de personagem com o esboço e todas as principais características. Não há necessidade de mergulhar profundamente nos detalhes desde o início. É suficiente ter uma idéia do tamanho e da forma do modelo para criar vistas frontal e lateral. 

esboço de personagem 2d a 3d
Esboço de caracteres 3D e resultado final (fonte YouTube)

Você pode começar com um simples desenho 2D ou esboçar o esboço no software de modelagem 3D. A maioria deles fornece isso. Quando você terminar o esboço, coloque o cubo ou qualquer outra geometria básica para sentar nos planos X, Y e Z. Ele deve corresponder ao topo, ao fundo e aos lados do seu objeto. 

Se você quiser entrar mais no seu conceito de personagem, você também pode desenhar imagens adicionais de diferentes movimentos, características e fantasias antes de seguir em frente. Mas isso não é uma necessidade neste estágio.

Passo 2: Modelagem de Personagens

Quando as idéias básicas são concluídas, o processo de modelagem propriamente dito começa. Essa é a etapa mais longa da modelagem 3D de personagens que também inclui várias etapas.

Bloqueio

Bloqueio é o estágio em que você combina diferentes primitivos para criar a forma básica do seu modelo futuro. Isto forma o esboço básico do seu personagem, incluindo face, corpo, esqueleto e estrutura muscular. Por exemplo, você pode combinar vários cubos e cilindros para caber na forma de seu personagem 3D, que você estilizará mais tarde.

bloqueio de caracteres
Bloqueio de caracteres (fonte YouTube)

Nesta fase, você vai entender que a modelagem de personagens requer certos conhecimentosedge de anatomia para obter a harmonia de proporções, mesmo em formas hipertrofiadas. 

Esculpindo

Uma das partes mais importantes do processo de modelagem de caracteres 3D é escultura digital. Os artistas usam algo semelhante à argila digital para formar um alto nível de detalhes.  

É aí que muitos de vocês podem se perguntar por que não incluímos isso nas técnicas de modelagem de personagens.

Escultura de caráter em 3d
Esculpindo personagens 3D

The thing is sculpting is used to create hyperrealistic details of the object that you couldn’t otherwise achieve with traditional modeling techniques. Still, it is best to use sculpting at this stage to create more details by inserting them into your malha de polígono.

Retopologia

A topologia de um modelo de personagem 3D que será animado é tão importante quanto o número adequado de polygons. A estrutura do surface determina as características visuais do objeto e torna alguns detalhes volumosos.  

Retopologia de caracteres 3d
Modelo retopologizado

Entretanto, caracteres 3D precisos precisam ter uma topologia ideal onde o número de polygons não influencie sua qualidade. É por isso que você tem que retopologizar seu modelo para organizar e alinhar os polygons localmente. Em outras palavras, a retopologia tem como objetivo reduzir o número de polygons em um modelo para que a animação funcione sem problemas.

Desembrulhando e Cozinhando

The last thing in the character modeling stage before you can move it into the UV mapping and texturing stages is UV unwrapping and baking. You need to create a 2D representation of your 3D character model and bake it.

Este foi o último passo na modelagem de um personagem 3D. Mas também há mais um passo a ser dado para torná-lo completo.

Passo 3: Texturização

Mesmo que o seu modelo de personagem 3D tenha detalhes impecáveis depois de esculpí-lo e afinar as formas, você ainda precisa de textura. Isso dá vida ao seu modelo e o torna mais real ao aplicar cor e surface. 

Tipicamente, os caracteres 3D têm texturas complexas. Então, uma vez que você desembrulha seu modelo por UV você tem que usar a ferramenta de pintura de textura para aplicar múltiplas surface e atributos de cor como saliências e oclusões.

Textura 3d para modelos de caracteres
Variedade de texturas de caracteres 3D

Afinal, esses são os micro detalhes que mais importam. Você precisa da textura para ajudá-lo a cobrir efeitos de luz, reflexos e outras propriedades físicas para tornar seu personagem 3D realista.

Nota: criar tonalidades e definir cores básicas requer que você aplique cores diferentes mapas de textura ao seu modelo. Somente depois disso, você pode usar as texturas materiais para terminar.

Uma vez que você texturizar seu modelo de personagem 3D, ele é considerado completo. Todos os outros estágios precisam ser cobertos somente no caso de você querer animar seu modelo. E como os personagens 3D geralmente são animados, nós temos que cobri-los para você também.

Passo 4: Rigging and Skinning

A animação de personagens é um nível totalmente novo de modelagem 3D. Ela requer que você conheça a estrutura conjunta do seu personagem e como eles operam para fazer seu modelo se mover. Para isso, ela também requer "preparação" na forma de rigging e skinning. 

Rigging é o processo de criação de um esqueleto virtual do seu modelo de personagem 3D que define os pontos principais para integrar o corpo do seu personagem e fazer com que ele se mova.

3d de manipulação de caracteres
Rigidez de caracteres (fonte YouTube)

Dica profissional: para criar um equilíbrio entre flexibilidade e realismo dos movimentos do seu modelo de personagem que você normalmente precisa de 20 a 100 ossos. No entanto, grandes números de ossos tornam difícil a manipulação.

A maioria Software de modelagem 3D vem com amostras de esqueleto prontas. Entretanto, o equipamento deve ser consistente com o design do modelo. Preste atenção a isso.

Em seguida vem o esfolamento que você usa para fixar o surface do modelo e o esqueleto juntos. A qualidade do skinning define como um modelo de personagem 3D aparece ao executar qualquer ação. Uma vez que você esfola o modelo, ele está pronto para ser animado.

esfolamento de caracteres
Esfolamento de personagens (fonte YouTube)

Passo 6: Animação

Animação é o último passo no pipeline de modelagem de personagens 3D. Ela merece um artigo à parte, mas nós vamos mergulhar em algumas nuances para ajudá-lo a compreendê-la melhor.

Neste ponto, você respira vida em seu personagem 3D. Você anima seus movimentos corporais, cria expressões faciais e evoca emoções para torná-lo o mais próximo do real possível. Normalmente, você usa ferramentas especiais para criar todos esses gestos e manipular partes separadas do corpo. 

Animação de personagens em 3d
Esquema de emoções de personagens 3D

Mas como isso geralmente funciona?

Como você sabe, a animação é uma série de imagens estáticas com diferentes detalhes. Para alcançar o máximo realismo dos movimentos, os artistas usam animação keyframe. Eles definem a posição do personagem no primeiro e último frames. Todos os outros frames são calculados pelo programa.

 Pode parecer complicado, mas na realidade, é muito mais simples.

Software de Modelagem de Personagens 3D de Topo

Neste ponto, você pode estar agitado para pular diretamente para o processo de modelagem de personagens 3D. Isso é totalmente justificado, já que a modelagem de personagens é extremamente popular no momento. 

Entretanto, antes de fazê-lo, você precisa escolher um software confiável que o ajudará a passar por todas as etapas que acabamos de cobrir.

1. 3d Max

É um software de modelagem 3D pago que vale a pena para você. É um dos softwares de modelagem de personagens mais populares por aí. Ele fornece modelos prontos e é compatível com a maioria dos plug-ins e add-ons. 3d Max ajudará você a criar não apenas modelos de personagens 3D, mas um ambiente de jogo e o mundo inteiro. 

A única desvantagem é que os novatos podem achar isso avassalador. Portanto, ele é usado principalmente por profissionais.

2. Maya 

O mesmo que o 3d Max, Maya é o software Autodesk-nativo para a etapa de animação de personagens. Os modelos já manipulados e esfolados são importados para o Maya para obter os melhores detalhes. Ele permite que os artistas trabalhem com os menores movimentos de cabelo, roupas e expressões faciais. Maya oferece um grande conjunto de ferramentas e excelentes capacidades de renderização para tirar o máximo proveito do modelo.

3. Liquidificador 

Se você é novo na modelagem de personagens 3D, Liquidificador é a melhor maneira de começar com qualquer nível de knowledge e orçamento. Esta é a opção gratuita mais popular para criar modelos de personagens 3D e quaisquer outros objetos 3D. Embora muitos de vocês possam se confundir com o interface, há muitos tutoriais e guias para que você possa começar com qualquer tipo de modelagem de personagens.

4. ZBrush 

Procurando a ferramenta autônoma de modelagem e escultura que você deve encontrar ZBrush. É o software mais adequado para as formas orgânicas que os personagens 3D do jogo geralmente são. Então é o melhor ajuste se você quiser não apenas modelar e esculpir um objeto, mas criar um UV map, adicionar textura e prepará-lo para renderização. Parece que ele faz todas as mesmas coisas que o Blender, então parece haver uma batalha interminável de Liquidificador vs ZBrush.

SoftwarePrecificaçãoCustoOS
3d MaxAssinaturaPor ano: £1968/$1700

Por mês: £246/$215
- Windows 7 (SP1)- Windows 8, - Windows 8.1 - Windows 10 
MayaAssinaturaPor ano: £1,968/$4590

Por mês: £246/$215 
- Windows 1010.13.x e superior - Linux Red Hat Enterprise Linux 7.3 e 7.5 - Linux CentOS 7.3 e 7.5 - Apple macOS 
LiquidificadorGrátisGrátis- Linux- macOS- Windows- Android 
ZBrushAssinatura vitalíciaLicença vitalícia: £769.20/$895

Por mês: $39.95 por mês
- Windows Vista e acima - MacOS: 10.10 e acima

Cada um desses softwares de modelagem de personagens lhe dá um conjunto único de características que você precisa em cada estágio. Nada impede que você comece simples e se mova em direção à complexidade.

A modelagem de personagens 3D está cheia de desafios e armadilhas que você tem que enfrentar e que você vai encontrar ao longo do caminho. No entanto, também é profundamente gratificante e gratificante, já que você cria algo único todas as vezes. 

Espero que este passo a passo ajude você a entrar no processo mais rápido: desde o início e até a animação.

The post 3D Character Modeling [Step-by-Step] appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/3d-character-modeling/feed/ 3
O que é LOD: Nível de Detalhe https://3dstudio.co/pt/3d-lod-level-of-detail/ Fri, 04 Feb 2022 13:41:08 +0000 https://3dstudio.co/?p=470 LOD or a level of detail is the method of reducing the number of polygons in 3D objects based on their distance to the viewer or camera. Modelers use it to reduce the workload on the CPU or the graphics card and increase the efficiency of rendering.

The post What is LOD: Level of Detail appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Os jogos modernos alcançaram grandes alturas ao proporcionar ambientes de tirar o fôlego com múltiplos objetos e personagens. Enquanto todos eles funcionam a diferentes distâncias do ponto de vista, poucos realmente acrescentam algo à cena. 

Entretanto, um motor tem que processar e renderizar todos os objetos. É exatamente quando o LOD entra em jogo para garantir a renderização rápida. Mas não é isso.

Hoje você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o que é LOD e porque você precisa dele no jogo e modelagem de caracteres.

O que é LOD?

LOD ou o nível de detalhe é o método para reduzir o número de polygons em objetos 3D com base em sua distância ao espectador ou à câmera. Os modeladores o utilizam para reduzir a carga de trabalho na CPU ou na placa gráfica e aumentar a eficiência da renderização. 

como editar o nível de detalhe
Nível de detalhe dos objetos em relação ao ponto de vista

Correspondentemente, há vários níveis de grupos de detalhes criado para cada peça do cenário do jogo. Cada um deles tem uma contagem diferente de polygon e pertence a um grupo, onde o grupo LOD0 é um modelo totalmente detalhado e LOD1, LOD2 一 tem um nível de detalhe inferior, e assim por diante. 

Pode variar de vários milhares de triângulos em um malha de polígono no objeto mais detalhado e apenas uma centena na versão menos detalhada do modelo. 

diferente nível de detalhe
O número variável de polygons em LOD meshes (fonte YouTube)

Se você está se perguntando se isso influencia a experiência dos jogadores 一 a resposta é sim e não

A qualidade visual reduzida do modelo raramente é alvo de atenção, uma vez que os objetos estão distantes ou se movendo rapidamente. No entanto, o tempo de renderização é significativamente melhorado, o que não passa despercebido.

Embora pareça uma solução de tamanho único, você ainda não pode aplicá-la a todos os jogos. 

Nota: não use LOD em objetos muito simples com muitos triângulos ou jogos com visão estática da câmera. Nesses casos, a otimização do mesh é tratada de forma diferente.

Parâmetros de LOD

parâmetros de alojamento nível de detalhe

Objetos diferentes estão localizados a distâncias diferentes do telespectador durante o jogo. Portanto, a distância apenas não é um fator válido para definir o nível de detalhe para cada objeto, personagem e cenário. 

Há outras métricas a serem consideradas também:

  • Características do objeto ー objetos do mundo real e seus elementos você tem que incluir
  • A complexidade das características ー tamanho mínimo das características do mundo real e a complexidade de sua geometria
  • Semântica ー coerência espaço-semântica
  • Dimensões ー dimensão geométrica de cada característica
  • Textura ー o nível de qualidade exigido para cada característica se você precisar texturizar um objeto

Uma vez definidos, você precisa escolher qual técnica usar para criar LOD para o seu objeto.

Nível de Técnicas de Gerenciamento de Detalhes

O LOD ajuda a entregar adequado qualidade visual, evitando cálculos desnecessários com a ajuda do algoritmo. No entanto, as abordagens modernas são feitas sob medida para a informação prestada, que está longe do que o algoritmo original era propenso a fazer. 

Com base na situação, existem 2 métodos principais.

Níveis Discretos de Detalhe (DLOD)

Utilizando o método discreto, você cria múltiplas versões discretas ou distintas do objeto com um nível de detalhe diferente. Para obter todos eles você precisa de um algoritmo externo usado em várias técnicas de redução do polygon.

níveis discretos de detalhes dos grupos de alojamento dlod

Durante a renderização, aquelas versões dos objetos com um nível maior de detalhe são substituídas pelos objetos com um nível menor de detalhe e vice versa. Isto causa um estouro visual durante a transição, o que você deve fazer o tempo todo.

Níveis Contínuos de Detalhe (CLOD)

Um método contínuo de nível de detalhe é o mais adequado para aplicações de desempenho intensivo e objetos em movimento. Ele permite que você varie os detalhes localmente. Como resultado, você pode apresentar um lado do objeto mais próximo ao espectador com mais detalhes e o outro lado com um nível de detalhe reduzido. 

nível contínuo de detalhamento do alojamento
alojamento contínuo
LOD Contínuo

Isso é possível devido à estrutura usada no método onde o espectro de detalhes varia continuamente. O CLOD permite que você escolha o nível de detalhe apropriado para certas situações. Por causa das poucas operações envolvidas, este método proporciona tanto uma CPU mais baixa quanto um desempenho mais rápido.

Otimize o nível de LOD para um objeto 3D

Quando você começa a criar polygon meshes, a primeira pergunta que aparece na sua cabeça é ー qual é o número razoável de LOD?

Pode parecer simples, mas é a segunda coisa importante a saber depois que você aprender o que é LOD. 

E aqui está o porquê.

Se você reduzir apenas alguns vértices em um polygon mesh, não haverá nenhuma melhoria significativa no desempenho. Todas as versões do objeto serão renderizadas quase da mesma forma. Então, se você reduzir muito os polygons, a comutação do LOD será muito perceptível. 

Dica profissional: usar uma regra não escrita de reduzir o número de polygon por 50% para cada objeto do grupo (LOD1, LOD2, LOD3, etc), mas ainda assim adequá-lo ao tamanho e importância de um objeto.

como criar grupos de hospedagem


Além disso, o LOD meshes custa memória e carga de trabalho da CPU. Portanto, muitos deles vão exigir muito processamento e aumentar o tamanho do arquivo. Tenha isso em mente.

Como criar LOD Meshes?

Com toda a fantasia Software de modelagem 3D e modificadores que eles vêm com, não deve ser difícil para você criar LOD meshes para seus objetos de jogo. 

Mesmo assim, você pode fazer isso tanto manualmente quanto automaticamente. 

Manualmente 

Quando você cria um nível de detalhe manualmente, tudo o que você precisa fazer é apenas remover algum número de vértices de um objeto 3D e os loops de polygons. Você também pode desligar o suave para seus LODs.

Enquanto você faz isso dentro do software, isso ainda requer muito tempo. Então, talvez você esteja melhor automatizando este processo.

Automaticamente

Com a opção automática, ao contrário, você tem muito mais opções. Você pode usar o modificador dentro do software 3D que acabamos de mencionar. As mais populares são ProOptimizer para 3DSMax ou Gerar LOD Meshes em Maya. 

Se você quiser, você pode ir com um software de geração LOD separado como o Simplygon ou explorar as características embutidas da geração LOD que alguns motores de jogo fornecem (por exemplo, Unreal Engine 4). 

Em qualquer caso, quando você cria LOD meshes automaticamente você simplesmente precisa especificar os modelos nos números de LOD e a distância da câmera cada um deles representa.

Nota: ao trabalhar com ferramentas automáticas mantenha os backups do seu trabalho e faça os testes adequados para garantir que eles não danifiquem os UVs do seu modelo.


O nível de detalhes é obrigatório para jogos de alto nível, pois influencia a experiência dos espectadores e o tempo de renderização de todo o cenário. Assim que você começar a entrar nele e aprender como fazer um modelo 3DA criação do LOD parece ser uma brisa. Especialmente com todos os detalhes que você aprendeu hoje. 

The post What is LOD: Level of Detail appeared first on 3D Studio.

]]>
O que é uma malha Polygon e como editá-la? https://3dstudio.co/pt/polygon-mesh/ https://3dstudio.co/pt/polygon-mesh/#respond Wed, 02 Feb 2022 17:17:28 +0000 https://3dstudio.co/?p=443 Uma malha poligonal é a coleção de vértices, bordas e faces usadas para definir a forma e o contorno do objeto 3D. É a forma mais antiga de representação geométrica usada em computação gráfica para criar objetos no espaço 3D.

The post What is a Polygon Mesh and How to Edit It? appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Uma malha de polígono é uma palavra usada na modelagem 3D com tanta freqüência, que seu significado quase desapareceu. Então, se você quer aprender o que é modelagem 3DVocê também tem que mergulhar no conceito da malha poligonal. 

Neste pequeno guia, vamos lançar alguma luz sobre seus componentes básicos e o processo em geral para lhe dar uma idéia melhor de uma malha poligonal.

O que é Polygon Mesh?

Uma malha poligonal é a coleção de vértices, bordas e faces usado para definir a forma e o contorno do objeto 3D. É a forma mais antiga de representação geométrica usada em computação gráfica para criar objetos no espaço 3D. 

como editar um carro de malha poligonal
Este é um Polygon mesh com coordenadas de textura

A idéia por trás disso é simples. Polígono significa a forma "planar" feita de pontos virtuais de conexão. Mas a malha poligonal é muito mais do que isso. 

Então, vamos entrar em mais detalhes aqui.

Malha de Polígono: Elementos

Embora o conceito da malha poligonal seja um pouco borrado, tudo se torna simples uma vez que você estuda a geometria por trás dela.

Estes são os elementos de uma malha de polígono:

como fazer uma malha poligonal
Polygon mesh pontos de construção - vertex posições
  • Vértices 一 pontos no espaço 3D que compreendem uma face e armazenam as informações das coordenadas x, y, e z.
  • Bordas 一 linhas que conectam dois vértices.
  • Faces 一 conjunto fechado de edges onde trêsedged face formam um triângulo mesh e um quatro-edged face 一 um quad. Faces contêm informações surface usadas para iluminação e sombras.
  • Polígonos 一 um conjunto de faces (geralmente quando você tem mais de quatro vértices conectados).
  • Superfícies 一 grupos de polígonos conectados que definem diferentes elementos da malha.

Nota: Geralmente você quer que o número de vértices que compõem um face esteja no mesmo plano. Entretanto, se você tiver mais de três vértices, o polygon pode ser côncavo ou convexo.

Exceto por todos os elementos que já discutimos, é importante mencionar também as coordenadas UV, uma vez que a maioria das malhas as suporta. As coordenadas UV compreendem a representação 2D de um objeto 3D para definir como a textura é aplicada a ele enquanto Mapeamento UV.

Embora o polygon mesh encontre aplicação através de uma variedade de técnicas, ele não é a solução definitiva. Ainda existem objetos que você não pode criar com as representações do mesh. 

Ele não pode cobrir superfícies curvas e objetos orgânicos em geral. Não falando de líquidos, cabelos e outros objetos dobrados que são difíceis de criar com a malha básica de polígono.

Construção de malhas poligonais

Antes de entrarmos em mais detalhes do processo de criação da malha poligonal, nós gostaríamos de cobrir as ferramentas mais comuns que você usa para construí-las. 

Embora você pudesse criar um polygon mesh manualmente definindo todos os vértices e faces, a maneira mais comum é usar ferramentas específicas.

Subdivisão

O SubdivisãoComo o nome indica, divide edges e faces em pedaços menores, adicionando novos vértices e faces. Os vértices antigos e edges definem a posição dos novos faces. Entretanto, ele pode alterar os vértices antigos conectados no processo.

caixa de subdivisão polígono de faces baixas
Subdivisão com um baixo número de rostos (fonte YouTube)

Por exemplo, você pode subdividir uma face quadrada em quatro quadrados menores, adicionando um vértice no centro e cada lado de um quadrado. 

Geralmente, a subdivisão produz uma malha muito densa com faces mais poligonais e não tem praticamente nenhum limite. Ela pode continuar infinitamente muitas vezes até que você crie uma malha mais refinada.

subdivisão de alta contagem de poli
Subdivisão com um número maior de rostos (fonte YouTube)

Extrusão

Neste método, o contorno de todo o objeto é traçado a partir da imagem 2D ou desenho e extrudado em 3D. Ferramenta de extrusão aplicada a um face ou a um grupo de face para criar um novo face do mesmo tamanho e forma.  

extrusão de malha de polígono
Método de extrusão não-linear (fonte YouTube)

Em outras palavras, os modeladores criam metade do objeto, duplicam os vértices, invertem sua localização em relação a algum plano e conectam duas partes. É muito comum na modelagem de faces e cabeças para alcançar formas mais simétricas.

Conjunção

The last but not least method of creating polygon mesh is connecting different primitives 一 predefined polygonal meshes provided by most 3D modeling software. They include cylinders, cubes, pyramids, squares, discs, and triangles.

conjunção polymesh primitivas
Primitivos (fonte YouTube)

Agora vamos acompanhá-lo através do processo de criação de uma malha poligonal.

Como você cria uma malha Polygon?

Whether it is a video game, 3D product, or cartoon character you’re modeling, it all starts from a mesh. That’s why all of the most popular 3D modeling software, like MayaO 3d Max e o Blender fornecem a você ferramentas para criar, texturizar, renderizar e animar malhas de polígonos 3D.

Criar uma malha poligonal geralmente começa desenhando as formas básicas do objeto futuro a partir de diferentes ângulos. Pelo menos de frente, e vistas laterais. 

The actual modeling process starts from creating a modelo de baixo poli to define the general forms of the object. To add on details to your input mesh, you move it into a alta poli modelagem e aumente o número de polígonos com qualquer ferramenta de construção que você goste.

Nota: O maior número de polígonos torna o seu modelo pesado e difícil de processar em aplicações com pequeno poder computacional. Tenha isso em mente ao criar o seu modelo.

Quando os modeladores atingem o nível de detalhe pretendido com a malha poligonal, eles texturizam o objeto para torná-lo mais real. No entanto, a adição de cores básicas não o cobre. 

Para fazer um modelo parecer com uma variedade de superfícies e até mesmo aplicar a cada plano uma textura única, os modeladores 3D mapeiam os lugares da malha em uma imagem. Isso é exatamente quando as coordenadas UV entram em jogo. 

E isso cobre tudo. 

Esse é o passo final para a sua malha de polígono, mas não para o seu modelo. Se você quiser animar seu objeto, ele também tem que passar pelo rigging e qualquer outra parte do pipeline de animação 3D. 

Para ver como tudo isso funciona em ação, confira este guia fantástico: 

O Polygon Mesh é obrigatório?

Assim que você ler o artigo, você saberá a resposta a esta pergunta. É a base do 3D, já que quase todas as técnicas de modelagem o utilizam. Isso tira uma conclusão que você não pode realmente aprender como fazer um modelo 3D sem aprender primeiro o que um polygon mesh representa. 

Pelo menos agora você sabe mais sobre seus elementos básicos. Tudo que você precisa a seguir é aproveitar esse conhecimento e mergulhar na modelagem.

como usar uma malha de polígono

The post What is a Polygon Mesh and How to Edit It? appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/polygon-mesh/feed/ 0
Software de Esculpir Digital para Iniciantes: De onde começar? https://3dstudio.co/pt/3d-sculpting-software/ https://3dstudio.co/pt/3d-sculpting-software/#comments Tue, 01 Feb 2022 10:15:27 +0000 https://3dstudio.co/?p=377 Digital sculpting often gets less attention than 3D modeling, it has a lot to bring to the table. Let's learn about the benefits of digital sculpting and where you could apply it.

The post Digital Sculpting Software for Beginners: Where to Start From? appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Creating high-end 3D models with an exceptional level of detail and varied complexity is how you could describe digital sculpting in one sentence. It is one of the best technologies to use for creating detailed organic models with lower polygon count and faster rendering.

Embora a escultura digital muitas vezes receba menos atenção do que a modelagem 3D, ela tem muito o que trazer para a mesa. É por isso que quase todos os melhor software de modelagem 3D fornece ferramentas de escultura para um melhor fluxo de trabalho. 

Hoje, você vai aprender sobre os benefícios da escultura digital e onde você poderia aplicá-la.

O que é Escultura Digital?

A escultura digital, também conhecida como escultura 3D, é um processo de criação de um objeto 3D detalhado empurrando, puxando, suavizando e beliscando o material chamado argila digitalizada. 

A escultura digital faz exatamente o que o nome implica ーit leva a escultura da vida real ao nível digital. O O escultor 3D usa a argila para manipular a forma até que as formas finais comecem a surgircomo um escultor de verdade, mas no ambiente digital. 

o que é escultura 3d
Uma escultura 3D altamente detalhada

Os artistas utilizam cálculos complicados e várias ferramentas e materiais virtuais para fazer malha de polígono agir como argila de verdade. Além disso, dependendo da complexidade do modelo, a escultura digital pode levar horas ou centenas de horas. Mas o resultado final sempre vale a pena.

E o processo não é tão complicado assim. 

O que é o Processo?

A escultura digital é muito parecida com a escultura da vida real, uma vez que é também um processo multicamadas de divisão de um modelo em blocos. Tudo começa com a malha sem forma e uma silhueta básica de um objeto futuro. Entretanto, pode ser ou um modelo básico criado com o software de modelagem 3D ou uma forma simples.

criando um personagem 3d através de desenho
Esculpindo um personagem em um estágio da forma básica

Então o escultor digital começa a ajustar a geometria do objeto com um pincel digital para torcer, esculpir e esticar a malha até que a forma básica seja alcançada. Nesta etapa, o artista pode remover algumas camadas ou criar uma malha mais meticulosa.

As escovas mais populares a serem usadas aqui são as mais populares:

  • Escova lisa 一 para tornar superfícies ásperas lisas
  • Escova curva 一 para criar indentações e curvas
  • Escova de noivo 一 para modificar objetos baseados em fibra
  • Pincel de grampo 一 para cortar materiais
  • Escova de ponte curva 一 para fundir pontes entre as curvas
como fazer uma escultura 3d
Subdivisão no processo de escultura 3D

O próximo passo em um processo de escultura digital é subdividir a geometria para obter mais detalhes. 

A subdivisão continua até que o escultor digital atinja o nível de detalhe desejado. 

Nota: A escultura 3D utilizou muitos recursos computacionais, então o processo ficará mais lento e exigirá mais poder de processamento com cada camada.

Texturing is the final step in digital sculpting where the sculptor applies mapas de textura to add minor details to the final object and get a more realistic output.

como criar uma escultura digital
Escultura 3D na fase final da texturização (fonte YouTube)

É bastante similar à modelagem 3D. Então a questão principal é 一 Como isso é diferente disso?

Modelagem 3D vs Escultura 3D

A modelagem 3D é um conceito amplo que sombreia outras tecnologias usadas em um ambiente 3D. Enquanto modelagem e escultura são bastante similares, ainda há algum contraste entre as duas.

o que é a escultura 3d com prós e contras

Para começar, a principal diferença entre essas duas tecnologias é a natureza dos objetos 3D gerados, embora ambas forneçam um nível de detalhe excepcional.

A modelagem 3D depende muito da geometria do objeto e dos cálculos matemáticos. So the main “tools” it deploys are polygons, lines, vector points, and different geometric shapes. These are perfect for hard surface modeling used in architecture and product visualization. 

3D sculpting, on the other hand, is a perfect choice for organic models que saem com contornos e curvas mais suaves. A geometria é manipulada com a ferramenta de escova para obter arestas mais suaves e objetos 3D de realismo impressionante. Então, a escultura é ideal para Modelagem de caracteres 3D.

Se você está se perguntando se é melhor usar um sobre o outro ー a resposta é não. Tanto a escultura 3D quanto a modelagem fornecem ótimos resultados, dependendo do objeto que você quer criar.

Comparação entre modelagem 3d e escultura 3d
Comparando escultura 3D e modelagem

No entanto, às vezes você pode até mesmo usar ambas as tecnologias. Se seu objeto deve ser animado, ele tem que ser modelado primeiro e enviado para esculpir. Somente depois disso é que ele é colocado em camadas sobre a animação e renderizado. 

Portanto, você não pode compará-las, já que elas são usadas com freqüência de forma intercambiável.

Aplicação de Esculpir Digital na Vida Real

Se há 50 anos você disse a alguém que criar um objeto da vida real no espaço 3D seria possível, eles reagirão da mesma forma que as pessoas disseram sobre a TV um século atrás. A tecnologia se desenvolve e a modelagem 3D, a escultura digital em particular, é avidamente utilizada em uma variedade de indústrias. 

Cinematografia 

O cinema moderno se tornou tão imersivo que é até difícil definir quando ele é real e quando é gerado no espaço 3D. Portanto, há uma necessidade crescente de personagens 3D mais avançados e impecavelmente realistas, criados através da escultura digital. 

escultura do capitão america
 Capitão América em escultura 3D (fonte YouTube)

Design de Produto

A escultura digital fornece a você oportunidades perfeitas para alcançar projetos de produtos não convencionais com qualquer tipo de curva ou forma. É por isso que ela também é usada para design de produtos, prototipagem e desenvolvimento.

Jogos

Os jogos são a indústria que depende muito da escultura 3D para obter o máximo de seus personagens. Os jogos high-end usam mapas digitais de textura de escultura para reduzir a contagem de polígonos e o tamanho geral do jogo.

Personagem do jogo de anime 3d
Personagem do jogo esculpido (fonte YouTube)

Publicidade

Uma vez que o design tem um papel enorme em atrair a atenção dos clientes, é vital usar modelos e objetos uniformes na publicidade. É para isso que a escultura 3D está lá. Então você encontrará muitas faces e formas esculpidas em cartazes e outdoors nos dias de hoje.

Melhor Software de Esculpir Digital

Como você pode ver, a escultura digital é uma habilidade que não vem naturalmente, O processo é completamente diferente da modelagem 3D. Portanto, você precisa das melhores ferramentas para aprimorar suas habilidades.

ZBrush 一 é o melhor software de escultura 3D que existe e que se tornou um padrão para modelos altamente detalhados. Ele oferece uma ampla gama de opções desde modelagem 3D e texturização até escultura e renderização. O ZBrush é uma ferramenta multifuncional com características complexas, por isso é direcionado a usuários mais experientes.

Mudbox 一 é uma ferramenta perfeita se você quiser começar a esculpir um modelo a partir de uma malha de polígono. Ela usa uma abordagem por camadas para passar detalhes sobre o objeto e várias outras ferramentas para manipular as formas. Portanto, é muito intuitiva e perfeita para iniciantes.

Meshmixer 一 é considerado muito básico quando comparado a outros softwares de primeira linha. No entanto, ele permite criar objetos com uma contagem de polígonos muito menor, mantendo um alto nível de detalhes. Além disso, o Meshmixer oferece um manual online que o torna recomendado para qualquer novato escultor 3D.

A maneira mais rápida de esculpir personagens em 3D

Prós e Contras da Escultura 3D

A escultura 3D não é tão difícil quanto parece antes de você começar. No entanto, não fique muito agitado para pular direto para dentro dele, especialmente se você é novo no mundo da escultura 3D. Também tem algumas armadilhas. 

Resumindo, vamos passar pelo benefícios e inconvenientes da escultura digital:

Prós:
  • Os objetos são criados mais rapidamente do que na modelagem
  • Permite que você manipule o objeto mais facilmente
  • Mantém um alto nível de detalhes
  • Mais usado para criar objetos orgânicos
  • Mais fácil de adicionar correções
Cons:
  • Requer um certo nível de habilidade para dominar
  • Não se encaixa nos requisitos dos objetos de grande porte
  • Leva muito tempo para criar modelos de superfície dura com bordas uniformes

Neste ponto, você deve ter a pergunta sobre 一 O que é escultura digital? 一 totalmente coberto. É uma tendência crescente em um ambiente 3D por uma variedade de razões como um nível impecável de detalhes ou um processo de modelagem simples e intuitivo.

Embora isso requeira certas habilidades para alcançar grandes resultados, assim que você começar a esculpir em 3D você vai perceber que é mais fácil do que você esperaria. Afinal de contas, é uma grande vantagem para o conjunto de habilidades do seu modelador, especialmente quando você aprende como fazer um modelo 3D

Tente e você não vai se arrepender.

The post Digital Sculpting Software for Beginners: Where to Start From? appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/3d-sculpting-software/feed/ 1
3D Texture Maps Fundamentals https://3dstudio.co/pt/3d-texture-mapping/ https://3dstudio.co/pt/3d-texture-mapping/#comments Tue, 01 Feb 2022 09:54:12 +0000 https://3dstudio.co/?p=375 O mapa de textura é uma peça final de um quebra-cabeça que você não pode dispensar ao criar um modelo. Eles são usados para criar efeitos especiais, repetindo texturas, padrões e detalhes finos como cabelo, pele, etc.

The post 3D Texture Maps Fundamentals appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

The texture map is a final piece of a puzzle you just can’t do without when creating a model.  Same as none of the 3D visualization or Serviços de modelagem 3D seria capaz de fornecer resultados excepcionais se não fosse pela variedade de mapas de textura. 

Eles são usados para criar efeitos especiais, repetindo texturas, padrões e detalhes finos como cabelo, pele, etc. Se você tiver uma malha completa e um mapa UV, a simples aplicação de textura a ele não renderá os resultados. 

Você precisa de mapas de textura para definir a cor, brilho, brilho, transparência e muitas outras qualidades do seu modelo 3D. E estas são apenas algumas delas. 

Nós vamos familiarizá-lo com os tipos mais comuns de mapas de textura na modelagem 3D e suas categorias.

Mas antes de mais nada.

O que é Mapeamento de Textura?

Mapeamento de textura, em sua essência, significa aplicar uma imagem 2D sobre a superfície de objetos 3D, conhecida como Mapeamento UVpara que o computador possa gerar esses dados sobre o objeto durante a renderização.

Dito de forma simples: O mapeamento de textura é como embrulhar uma imagem ao redor do objeto para mapear os pixels da textura para a superfície 3D.

Ele reduz significativamente o número de polígonos e cálculos de relâmpagos necessários para criar uma cena 3D sofisticada.

o que é o mapeamento de textura

Modelagem PBR vs Não-PBR

Você começa a trabalhar com textura muito antes mesmo de terminar sua malha, já que você sempre tem que ter isso em mente. O software para o qual você cria um modelo determina o que mapas de textura você usará para adicionar detalhes.

Existem mapas de textura para materiais PBR ou não-PBR. Ambos fornecem texturas fotorealistas, mas um é um bom ajuste para motores de jogo e o outro para fins de marketing e promoção. 

PBR é uma abreviação para renderização de base física que utiliza iluminação precisa para alcançar texturas fotorealistas. Embora tenha surgido nos anos 80, ele se tornou um padrão para todos os materiais agora.

Os melhores softwares de modelagem 3D para usar PBR são Unity, Unreal Engine 4, Painter, Substânciae o próximo Blender v2.8. 

PBR Explicado em 3 Minutos - Renderização com Base Física

Não-PBRPelo contrário, também é responsável por resultados fotorealistas impressionantes, mas a um preço muito mais alto. Você precisa usar muito mais mapas e configurações para obter estes resultados, mesmo com a flexibilidade das texturas.

Maya3ds Max, e Modo são as aplicações mais comuns que usam mapas de textura não-PBR. 

Com isso dito, se você criar seus modelos 3D para um mecanismo de jogo, é melhor você ir com as texturas PBR. Ainda assim, se você perseguir propósitos promocionais, você ficará bem fazendo um modelo com texturas não-PBR.

Dica profissional: De qualquer maneira, você tem que desembrulhar seu modelo por UV para que a textura seja mapeada no seu modelo da maneira que você pretende, independentemente do tipo de textura utilizada.

PBR Mapas de Textura

guia de mapas de textura diferente

Agora, como o PBR está se tornando mais padronizado e oferece mais variedade de mapas de textura, nós vamos começar com eles. 

Como dito anteriormente, ter uma imagem 2D que você quer colocar no seu modelo 3D não é suficiente para obter o resultado. Você usa múltiplos mapas de textura para ajustar diferentes opções para adicionar riqueza e sutileza ao seu modelo. Portanto, cada mapa é responsável por diferentes efeitos.

Existem os seguintes mapas de textura:

1. Albedo

Os mapas de textura do Albedo são um dos mapas mais básicos que você usa em seu modelo, já que eles definem sua cor básica sem sombras ou ofuscamento. A respeito disso, eles podem ser uma imagem de luz plana do padrão que você quer aplicar ao seu objeto ou uma única cor. 

Nota: Para evitar inconsistências em seu modelo 3D, certifique-se de que a iluminação seja plana. O raio pode ser diferente da imagem da fonte. Ele só cria sombras desnecessárias.

albedo difusa mapa básico de cores
Mapa do Albedo

Além disso, eles são freqüentemente usados para sombrear a luz refletida, especialmente em texturas metálicas.

2. Oclusão do ambiente

Escala do mapa: Cinza 一 preto denota as áreas sombreadas e branco 一 as áreas mais iluminadas.

Se você está procurando por algo oposto aos mapas de Albedo mas não consegue encontrar o nome para ele 一 é o mapa de oclusão ambiente frequentemente referido como AO. Os mapas de textura AO são normalmente combinados com o albedo pelo mecanismo PBR para definir como ele reage à luz.

ao mapeamento do mapa
Mapa AO

É usado para melhorar o realismo do objeto através da simulação das sombras geradas pelo ambiente. Portanto, as sombras não são negras sólidas, mas mais realistas e macias, especialmente em lugares que recebem menos luz.

mapa de oclusão ambiental
Mapa de oclusão do ambiente

3. Normal

Escala do mapa: Valores RGB 一 verde, vermelho e azul que correspondem aos eixos X, Y, e Z.

Em mapas normais, os valores RGB (verde, vermelho e azul) são usados para criar saliências e rachaduras no seu modelo para adicionar mais profundidade ao malha de polígono. Os eixos R, G e B ditam os eixos X, Y e Z da malha base em três direções para garantir uma melhor precisão.

objeto de mapa normal
Mapa normal

Além disso, é importante notar que mapas normais não mudam a geometria de base de um objeto. Eles apenas usam cálculos complexos para fingir as amolgadelas ou solavancos com os efeitos da luz

Nota: Já que há muita luz usada em um mapa normal, você deve esconder melhor as costuras do seu objeto, a menos que você queira que elas sejam claramente vistas.

textura normal do mapa

Com tal abordagem estas saliências não são visíveis além de um certo ponto de vista, especialmente se elas forem exageradas. Entretanto, isso permite manter a contagem de polígonos baixa enquanto se obtém um objeto real.

Então, é uma vitória para todos.

4. Rugosidade 

Escala do mapa: Cinza 一 preto representa a rugosidade máxima, branco 一 superfície lisa.

Um mapa de rugosidade ou de textura brilhante é um mapa auto-explicativo. Por isso, ele define o quão suave é o seu modelo, dependendo de como a luz reflete sobre ele. Este mapa é vital uma vez que diferentes objetos têm diferentes níveis de rugosidade. Por exemplo, a luz não será espalhada sobre um espelho e borracha da mesma maneira. 

textura do mapa de rugosidade
Mapa de rugosidade

Então, para refleti-lo em seu modelo da melhor maneira possível, você tem que ajustar o valor de rugosidade. Se for zero, o modelo não espalhará a luz de forma alguma. O raio e os reflexos serão mais brilhantes neste caso. 

Por outro lado, se estiver cheio, seu material terá muito mais luz espalhada por aí. Entretanto, a iluminação e o reflexo parecerão mais escuros.

exemplo de mapa de rugosidade

5. Metalness

Escala do mapa: Cinza 一 preto denota não-metálico, branco 一 totalmente metálico.

Este aqui é bastante fácil de adivinhar. Este mapa de textura define se um objeto é feito de metal. O metal reflete a luz de forma diferente de outros materiais, então ele pode fazer a diferença para a aparência final do seu objeto. Ele simula facilmente o material real e está intimamente ligado ao mapa do albedo.

Embora os mapas de metal sejam em escala de cinza, é recomendado o uso apenas de valores em preto e branco.

mapa metálico
Mapa metálico 

Preto, neste caso, representa aquela parte do mapa que usa o mapa do albedo como o cor difusa e branco 一 para definir o brilho e a cor dos reflexos e definir o preto como a cor difusa para os materiais.

Os reflexos fornecem os detalhes e a cor para os materiais, portanto a cor difusa não é relevante neste caso.

mapa de metalness
Mapa de metalness 

Em geral, os mapas de metal fornecem grande valor, mas estar amarrado com mapas de albedo estabelece algumas limitações para usá-los. 

6. Altura

Escala do mapa: Cinza 一 preto representa o fundo da malha, branco 一 o pico.

Para dar um passo além do mapa de textura normal, você tem que usar mapas de altura. Eles lhe dão os melhores detalhes que parecem igualmente bons em todos os ângulos e iluminação diferente

escala do mapa de altura
Mapa de Altura

Os mapas de altura são considerados de recursos intensivos. Ao invés de fingir as amolgadelas e solavancos eles realmente modificam a geometria do seu modelo. Adicionar pequenos detalhes à malha não parece um grande negócio até que você perceba que detalhes mais finos vêm com um preço. 

Dica profissional: Se você quiser usar mapas de textura em altura na web, é melhor assá-los ao exportar um modelo 3D.

objeto do mapa de altura

Os mapas de altura aumentam a contagem de polígonos de um objeto. Pode ser bom para alta poli modelagemMas ainda assim, estes mapas diminuem o tempo de renderização. É por isso que ele é usado apenas por motores de jogo de alta qualidade, enquanto outros preferem mapas normais. 

7. Especular

Escala do mapa: full RGB 一 verde, vermelho e azul (metal deixado fora do albedo).

A alternativa para o mapa de metalness é o mapa especular que fornece o mesmo efeito, se não melhor. Este mapa de textura é responsável pela cor e quantidade de luz refletida pelo objeto. É importante se você quiser criar sombras e reflexões sobre materiais não metálicos.

Em texturas PBR, as especulares afetam como seu albedo é renderizado fora da textura desejada e pode usar a cor RGB completa para isso.

Digamos que você queira criar um material de latão com o mapa metálico. Neste caso, você apenas pinta aquela seção do seu mapa com uma cor de latão no albedo. O material aparecerá em latão. 

mapa especular vs metalness
Mapa especular e mapa de metalness comparado (fonte YouTube)

Ao invés disso, se você usar um mapa especular, a seção de latão do albedo será preta. Aqui você precisará pintar os detalhes de latão no mapa especular. O resultado será o mesmo 一 material aparecerá em latão.

Embora você obtenha mais flexibilidade com mapas especulares, o processo acrescenta mais complexidade a este método.

Então, cabe a você usar 一 metalness ou specular.

8. Opacidade

Escala do mapa: Cinza 一 preto define transparente, branco 一 opaco.

Como metal, madeira e plástico não são os únicos materiais que você usa em seus modelos, é importante saber sobre o mapa de opacidade da textura. Ele permite que você torne certas partes do seu modelo transparentesespecialmente se você estiver criando elementos de vidro ou galhos de árvores.

mapa de opacidade
Criando um cubo com mapa de opacidade (fonte YouTube)

Entretanto, se o seu objeto for vidro sólido ou feito de outro material translúcido, é melhor usar o valor constante de 0,0 sendo opaco e 1,0. 一 transparente.

9. Refração

Escala do mapa: valor constante.

mapa de reflexão e refração
Mapa de refração e mapas de reflexão aplicados a um objeto (fonte YouTube)

O material de um objeto define como a luz se reflete sobre ele. A luz afeta de forma correspondente se um objeto parece real o suficiente. É especialmente importante para certas superfícies como vidro e água, pois elas afetam a velocidade da luz que viaja através delas. 

Assim, a luz se dobra quando passa por gás ou líquido, que é chamado refração. É por isso que certas coisas parecem distorcidas quando vistas através de um objeto transparente. A refração contribui para isso na vida real e os mapas de textura de refração ajudam a replicar isso no espaço 3D.

10. Auto-iluminação

Escala do mapa: RGB completo.

mapa de auto-iluminação em 3ds no máximo
Auto-iluminação em 3d Max (fonte YouTube)

O mesmo que o objeto pode refletir a luz "externa", ele pode emitir alguma luz para ser visto também em áreas escuras. É aí que entra em jogo o último mapa de textura PBR completo 一 auto-iluminado ou mapa de cores emissivo 一. 

Ele é usado para criar alguns botões LED ou simular a luz que brilha dos edifícios. Basicamente, é como um mapa de um albedo, mas para a luz.

Dica profissional: while you can light an entire scene with the self-illumination map, it can wash realism off your 3D model. It’s better to use conventional lighting in this case. 

(Imagem-2 Guia de Mapas de Texturas)

Mapas de textura não-PBR

Since non-PBR texture maps are not standardized or used through a variety of 3D modeling software, there are quite a few to cover.

Difuso

Os mapas difusos são equivalentes aos mapas do albedo. Eles não apenas definem os cor básica do seu objeto mas são usados pelo software para sombrear a luz refletida. Isso é na verdade o que difere o mapa difuso do albedo. 

Mapas difusos não são feitos com luz plana e usam informações de sombra para tingir os objetos ao redor com cores. Você dificilmente notaria isso, mas isso tornará seu objeto 3D mais realista.

Bump

Escala do mapa: Cinza 一 preto indicou o ponto mais baixo da geometria, branco 一 o mais alto.

mapa de colisões
Mapa de Bump em Modo (fonte YouTube)

Os mapas de Bump são similares aos mapas PBR normais, mas são mais básicos nesse caso. Eles são os menos intensivos em recursos e usam algoritmos simples para alterar a aparência do seu modelo 3D. 

Ao contrário dos mapas normais, eles não usam o RGB para ditar três dimensões de um espaço. Em vez disso, eles utilizam mapas em escala de cinza que funcionam em uma direção para cima ou para baixo, onde o preto é o ponto mais baixo da geometria e o branco é o mais alto.

No entanto, há uma desvantagem. Bump mapas de textura são as mais adequadas para superfícies planas já que falsificar a geometria em objetos redondos e suas bordas é vacilante.

Esta imprecisão é a razão pela qual a escala é inclinada em favor dos mapas normais.

Reflexão

mapa de reflexão sobre o objeto
Mapa de Reflexão em 3d Max (fonte YouTube)

Finalmente, os mapas de reflexão são equivalentes aos mapas de brilho/transparência no fluxo de trabalho do PBR. Eles são normalmente um valor constante usado para definir onde o seu objeto deve lançar uma reflexão. 

Nota: A reflexão é visível em todo o objeto, a menos que você use materiais diferentes. 

Trabalhar com texturas não é simples. Você já deveria ter conseguido até agora. O mapeamento de texturas é uma habilidade crítica a ser dominada à medida que as texturas tornam seu objeto 3D completo. Portanto, é um passo importante que você não pode perder quando você aprender como fazer um modelo 3D.

Uma malha poligonal simples não seria tão impressionante quanto com texturas, você não concorda?

The post 3D Texture Maps Fundamentals appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/3d-texture-mapping/feed/ 3
Guia para Iniciantes em Mapeamento e Desembrulhamento UV https://3dstudio.co/pt/uv-unwrapping-software/ https://3dstudio.co/pt/uv-unwrapping-software/#respond Fri, 21 Jan 2022 05:44:57 +0000 https://3dstudio.co/?p=297 Seu objeto 3D é bom apenas enquanto parecer realista. O realismo e os detalhes, de forma correspondente, não podem ser alcançados através da criação de uma malha poligonal. Você precisa de texturas. 

The post Beginners’ Guide to UV Mapping and Unwrapping appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Seu objeto 3D é bom apenas enquanto parecer realista. O realismo e os detalhes, de forma correspondente, não podem ser alcançados através da criação de uma malha poligonal. Você precisa de texturas. 

That’s exactly when the subject of this article – the UV map – takes the stage. Most 3D modeling software creates the UV layout when the mesh is created. However, that doesn’t mean you don’t need to edit and adjust it to fit the requirements of a model. Then there is UV mapping and unwrapping which 3D modeling can’t do without. 

Parece difícil?

como iniciar o mapeamento uv

Ainda assim, esses conceitos só parecem complicados. Na realidade, é muito mais simples e nós vamos provar isso.

O que é um Mapa UV?

Um mapa UV é uma representação bidimensional de uma superfície do objeto 3D. Ele é construído a partir de coordenadas UV ou de textura que correspondem ao vértice da informação do modelo. Cada coordenada de textura tem um ponto correspondente no espaço 3D - um vértice. Portanto, estas coordenadas servem como pontos marcadores que definem quais pixels na textura correspondem a quais vértices.

como fazer o mapa uv

Nota: U e V no mapa UV denotam os eixos horizontal e vertical da textura 2D, já que X, Y e Z já são usados para denotar estes de um espaço 3D.

O mapa UV é vital para o fluxo de trabalho 3D. Então você não pode perdê-lo quando você aprender como fazer um modelo 3D. Embora a maioria das aplicações crie o layout UV conforme o modelo é criado, não confie nele para fazer todo o trabalho por você.

Muitas vezes você tem que editar ou mesmo criar um mapa UV a partir do zero. É chamado de desembrulhamento UV.

Desembrulhamento UV: Elementos

O desembrulhamento UV é o processo de desdobramento ou Aplanando sua geometria 3D em uma representação 2D para que cada polígono e face de um objeto 3D seja amarrado a uma face no mapa UV. 

Infelizmente, distorções são inevitáveis quando você desembrulha seu modelo por UV. O tamanho e a forma dos polígonos têm e vão mudar para se adequar ao processo de aplanamento. Portanto, você tem que fazer o seu melhor para causar o menor número possível de distorções, mantendo as costuras no mínimo possível.

E há outras coisas também.

Emendas

Uma costura é um parte da malha que você tem que dividir para criar um mapa UV 2D fora de sua malha 3D.

Se sua textura não estiver esticada e o objeto tiver bordas duras, dividir todos os polígonos pode parecer uma opção perfeita. No entanto, será apenas uma desvantagem na forma de um grande número de costuras.

uv mapa se assemelha a pirâmide
(fonte YouTube)

Existe alguma forma de contornar isso?

Você pode reduzir o número de costuras a um preço de textura distorcida que eventualmente não irá fluir suavemente ao redor do objeto.

uv mapa veios redondos
(fonte YouTube)

Não seja duro com você mesmo. É quase impossível tornar as costuras imperceptíveis. Ao invés disso, você pode aprender a escondê-los, seguindo certas regras:

  • Esconda as costuras atrás de outras partes de um objeto.
  • Use uma ferramenta de projeção automática de mapeamento para projetar mapas UV de múltiplos planos. 
  • Faça as costuras seguirem as bordas duras ou cortes do modelo.
  • Crie-os para estar debaixo ou atrás de um ponto focal do seu modelo.
  • Tinta sobre o tema na textura diretamente dentro da aplicação 3D.

Dica profissional: Assim que você criar um mapa UV com o editor UV, crie um instantâneo do mapa UV com a ferramenta correspondente no seu software. Ele irá tirar uma foto do seu mapa UV e salvá-la no formato de imagem preferido. Então você será capaz de importá-lo na ferramenta de pintura 2D e pintar no modelo 3D.

Sobreposição de UVs

Outra armadilha que você vai encontrar quando o mapeamento UV for UVs sobrepostos. Isso acontece quando você tem dois ou mais polígonos que ocupam o mesmo espaço UV. Correspondentemente, os UVs sobrepostos são quando estes polígonos são colocados um em cima do outro e exibir a mesma textura. 

Problemas de desembrulhamento UV - Sobreposição

Normalmente, você tem que evitar a sobreposição de UVs para que a textura pareça correta e variada. Entretanto, às vezes você pode até usá-lo intencionalmente para repetir a textura em várias partes da sua malha, se ela for muito básica. 

Nota: Ele mantém os tamanhos da sua textura para baixo e faz o motor do jogo funcionar mais suavemente se necessário, especialmente se o modelo for destinado para celular.

Canais UV

Caso você precise de múltiplos mapas UV para seu modelo 3D, especialmente para motores de jogos, você deve explorar os canais UV. 

Algumas vezes, você pode não precisar de mapas de textura para o seu modelo, mas ainda assim, precisa de um mapa UV para cozimento leve. Muitos motores em tempo real, como Unity ou Motor irreal 4 precisam disso. Neste caso, não há lugar para sobreposição de UVs, uma vez que as informações de sombra serão aplicadas às partes erradas do modelo.

Alternativamente, você pode usar 2 canais UV 一 um com o mapa UV para texturas e o outro com a informação UV para iluminação.

Agora que já cobrimos os elementos do mapa UV, é hora de mergulhar mais profundamente em como ele é aplicado ao objeto.

Tipos de Projeção de Mapeamento UV

Enquanto o desembrulhamento UV é o processo de traduzir seu modelo 3D em uma representação 2D, o mapeamento UV é sobre projetando uma imagem 2D na superfície 3D então a textura 2D é envolvida em torno dela. 

Normalmente, isso é feito através da técnica de projeção que utiliza diferentes tipos de projeção de mapas UV. Eles são normalmente baseados em formas geométricas simples que são uma ótima maneira de começar.

Mapa Esférico

Como o nome indica, a projeção esférica é usada nos objetos com o forma esférica para embrulhar a textura ao redor do malha de polígono

Tipo de projeção de mapa uv esférico
Tipo de projeção esférica (fonte YouTube)

Mapa Cilíndrico

Objetos que podem ser fechados completamente e visíveis dentro do cilindro, como uma perna ou um braço, são mapeados com o tipo de projeção cilíndrica.

tipo de projeção de mapa uv cilíndrico
Tipo de projeção esférica (fonte YouTube)

Mapa Planar

Se um objeto 3D é muito simples e relativamente plano, a projeção plana é a melhor opção para projetar um mapa UV sobre ele. Caso contrário, se um modelo for muito complexo, a projeção plana causará UVs sobrepostos e distorcerá a textura.

tipo de projeção de mapa uv cilíndrico
Tipo de projeção planar (fonte YouTube)

O mesmo vale para todos os tipos de projeção que acabamos de mencionar. Uma vez que você começa Modelagem de caracteres 3D ou qualquer outro tipo de modelagem que funcione com malhas complexas, você verá que estes tipos de projeção não são muito úteis. 

No entanto, você ainda tem controle total sobre o mapa UV, já que você pode aplicar um tipo diferente de projeção em cada face da malha para alcançar melhores resultados. Além disso, você pode optar por algumas características avançadas que alguns softwares também oferecem a você.

Melhor Software para Mapeamento UV

melhor software para mapeamento uv

Enquanto você domina o mapeamento UV, você descobre que algumas características básicas não são suficientes para alcançar os resultados que você almeja. Isso é quando o uso de software é a melhor opção. Existem muitas aplicações que lhe oferecem características diferentes, mas aqui estão as 3 principais que você deve considerar:

  • Liquidificador 一 é um software de modelagem 3D de código aberto gratuito para modelagem rápida. Com exceção de todos os recursos como o conjunto de ferramentas de animação, renderização fotorealística, simulações e rastreamento de objetos, ele oferece a redução do desembrulhamento UV de horas para minutos.
  • Ultimate Unwrap 3D 一 uma ferramenta paga para Windows que lhe permite infoldar e desembrulhar modelos 3D. Além disso, ela inclui um conjunto de projeções de mapeamento UV, um editor UV abrangente e um mapeamento de câmera.
  • Rizom UV 一 também é uma ferramenta paga com um conjunto de características que justificam o preço. Ela oferece cópia UV, ímãs, costuras automáticas, seleção de poly loop, nome de azulejos/Island, e muito mais.

Conclusão

O mapeamento UV é uma habilidade crítica a conhecer, pois permite que você faça a transição de sua textura para o modelo de forma suave. Além disso, não é apenas a topologia achatada do seu modelo, mas uma base para a elaboração do seu mapa. 

Então você tem que manter o mapeamento em mente enquanto você cria um modelo, já que um mau mapa UV pode fazer até mesmo os melhores objetos 3D parecerem terríveis. Embora o mapeamento UV seja um conjunto de conceitos e termos que podem confundi-lo a princípio, ele começa a ficar mais simples ao longo do caminho. Espero que este guia ajude você a chegar um passo mais perto de entender melhor os mapas UV.

The post Beginners’ Guide to UV Mapping and Unwrapping appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/uv-unwrapping-software/feed/ 0
Uma introdução ao software de modelagem NURBS https://3dstudio.co/pt/nurbs-modeling-software/ https://3dstudio.co/pt/nurbs-modeling-software/#respond Fri, 21 Jan 2022 05:35:05 +0000 https://3dstudio.co/?p=294 Deseja aprender sobre uma das técnicas de modelagem 3D mais precisas? Confira este guia sobre a modelagem NURBS para saber mais!

The post An Introduction to NURBS Modeling Software appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Nos casos em que você precisa representar a geometria padrão de um objeto da forma mais precisa possível, a modelagem NURBS é a melhor opção a ser utilizada. 

A precisão é o que faz dela uma boa escolha para a modelagem assistida por computador (CAM). Além disso, o NURBS é uma das muitas técnicas de modelagem, você não pode perder quando aprender como fazer um modelo 3D.

Embora tenha muitas vantagens devido à qualidade surface - muitas vezes não é apreciada por causa da complexidade do processo de modelagem. Portanto, é hora de esclarecer as dúvidas e fazer você conhecer melhor a NURBS.

O que é a modelagem NURBS?

lanterna modelo nurbs

A modelagem NURBS representa as linhas B Racionais Não-Uniformes. Elas são um tipo de Curvas de Bezier gerada através de uma fórmula matemática. Então, ela é usada para representam diferentes tipos de formas 3D com matemática complexa

É por isso que os modelos NURBS são extremamente flexíveis e adequados para todos os processos de modelagem de superfície: ilustrações detalhadas, animação e desenhos enviados para as linhas de montagem de produção.

Qual é o melhor software para modelagem NURBS?

  1. Liquidificador - A melhor ferramenta gratuita para iniciantes. Você pode começar com um ótimo programa para modelagem NURBS.
  2. Rinoceronte - É muito mais fácil de usar do que o Studiotools. Muitas pessoas preferem Rhino também por seus addons paramétricos de modelagem.
  3. Mol - é um programa mais amigável e fácil de usar. Ele custa muito menos do que o Rhino.
  4. Autodesk Alias - O melhor modelador NURBS de longe. Ele pode lidar melhor com superfícies em comparação com o Rhino. Se você está fazendo modelos que serão fabricados, eu recomendo altamente que você experimente este software.
  5. Ayam - Mais uma opção gratuita. Ela ainda está sendo atualizada e desenvolvida até os dias de hoje.
melhores enfermeiras modeladoras de sofwares

Modelagem com NURBS

A modelagem NURBS é uma ótima base para a criação de objetos 3D. Com esta tecnologia, eles podem ser construídos com Primitivas ou superfícies NURBS

No primeiro caso, os objetos estão na forma de formas geométricas básicas como um cubo, cilindro, cone, esfera, etc. Você pode criar qualquer forma 3D a partir dessas formas cortando as peças indesejadas, usando ferramentas de escultura ou mudando os atributos dos primitivos. 

Com relação ao NURBS surfaces, você precisa começar construindo as curvas NURBS e surfaces para construir a forma 3D. Somente então você deve construir o NURBS surface.

NURBS parte 2: Criando surfaces a partir de uma curva NURBS

Qual é a diferença entre a Modelagem Poligonal e NURBS?

Você encontrará a modelagem poligonal e NURBS em qualquer Serviços de modelagem 3D já que eles são bem parecidos. Ainda assim, algumas diferenças os distinguem. Já que você provavelmente já passou pela modelagem poligonal, nós temos que cobrir essas diferenças para mostrar o contraste. 

Fluxo de Trabalho de Modelagem

Criar objetos na modelagem poligonal é fácil porque normalmente é um N-gon usado para manipular e mudar a malha.  

Na NURBS, pelo contrário, Os objetos são sempre de 4 lados, o que estabelece algumas limitações no fluxo de trabalho de modelagem.

Além disso, os objetos NURBS estão sempre separados e difíceis de fixar, embora você não verá nem mesmo as costuras entre eles. 

Dica profissional: converter um objeto NURBS em um malha de polígono caso você queira animá-lo, para que as juntas não se desmanchem.

ferramenta de modelagem de enfermeira misturadora
(fonte YouTube)

Tamanho do arquivo

Muitas vezes quando você transfere modelos do polygonal criados para diferentes softwares e programas de modelagem 3D, o meshes fica distorcido por múltiplos motivos. 

No entanto, você pode não enfrentar o mesmo problema com a modelagem NURBS, uma vez que os arquivos que contêm pontos de modelos matemáticos são facilmente lidos. Além disso, o Os arquivos NURBS são menores em tamanho o que também os torna mais fáceis de armazenar.

Texturing

Para embrulhar facilmente as texturas em torno de seu objeto 3D você precisa dividi-lo em uma representação plana 2D - uma Mapa UV. Isso torna o seu objeto mais realista. 

Infelizmente, isso não vai funcionar com a NURBS. Você não pode desembrulhar os objetos NURBS por UV por isso é melhor usar a malha poligonal para ajustar a textura na sua malha. 

nurbs uv mapeia texturas
(fonte YouTube)

Cálculos

A modelagem poligonal usa planos planos planos ou polígonos para criar um objeto. De forma correspondente, ele calcula esses polígonos. No entanto, ele calcula as linhas entre os pontos, de modo que não pode fazer uma curva suave.

Nota: Você pode usar grupos de suavização e aumentar o número de polígonos para criar a percepção das curvas mais suaves.

NURBSpor outro lado, utiliza matemática complexa para calcular as estrias entre os pontos que compõem uma malha.

Enquanto permite maior precisão do que na modelagem poligonal, Os cálculos do NURBS são mais difíceis de processar. Não é de se admirar que você nunca verá o NURBS em videogames. Ele não é usado em aplicações onde o tempo de renderização tem que ser rápido.

diferença entre o modelo poligonal e o modelo de enfermeira

As Vantagens do NURBS

Talvez a complexidade dos cálculos matemáticos agora o assuste fora da rota NURBS. Embora tenha muitos pontos de controle quando comparado à modelagem do polygonal, ele tem muitos benefícios que você não deve ignorar. Saiba mais sobre um malha de polígono aqui.

  • As superfícies NURBS são fáceis de construir
  • Oferece curvas mais suaves de abertura, fechamento e fixação
  • Os tipos NURBS surface são aplicados em diferentes domínios, como gráficos vetoriais
  • Você pode importar dados da NURBS para diferentes softwares de modelagem, renderização, animação ou análise de engenharia
  • NURBS ajuda a criar curvas e diferentes tipos de formas orgânicas 3D
  • Você precisa de menos informações para representar a geometria NURBS, ao contrário das aproximações facetadas
  • A regra de avaliação do NURBS é implementada com precisão em qualquer computação gráfica

E isso não é o fim da lista. Quando você der uma olhada mais de perto, você descobrirá que há ainda mais coisas a fazer.

Vale a pena tentar? (Conclusão)

Embora a modelagem NURBS possa parecer uma porca dura de romper, você não deve ser desencorajado de usá-la. A precisão da representação em 3D calculada matematicamente realmente compensa. 
Você pode usar a modelagem NURBS para criar uma base. Então converta o objeto em uma malha poligonal. Não é um ótimo começo?

The post An Introduction to NURBS Modeling Software appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/nurbs-modeling-software/feed/ 0
O que é Low Poly e High Poly Modelagem? https://3dstudio.co/pt/low-and-high-poly-modeling/ https://3dstudio.co/pt/low-and-high-poly-modeling/#comments Fri, 21 Jan 2022 05:22:29 +0000 https://3dstudio.co/?p=286 Um modelo de polígono alto é um objeto 3D com uma alta contagem de polígonos criada a partir de formas 2D combinadas em uma malha poligonal para obter detalhes finos.

The post What is Low Poly and High Poly Modeling? appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

You can only distinguish one thing from a variety of 3D models produced with different modeling techniques and in different 3D modeling software. It is polygon count since it defines the level of visual fidelity and details.

Várias indústrias, correspondentemente, precisam de diferentes níveis de detalhe em seus objetos 3D, o que estabelece a modelagem de alta e baixa polimetria. Uma vez que estes são os tipos generalizados de modelagem 3D, o número de polígonos não é a única coisa que os distingue.

Assim, vamos passar pela definição geral de modelos de alta poli, definir as principais diferenças entre modelos de baixa e alta poli, e cobrir em que esferas eles são mais usados. 

Você está pronto?

O que é um modelo High Poly?

A high poly model is a 3D object with a high polygon count created from 2D shapes combined into a polygonal mesh to achieve fine details.

Portanto "alto" aqui significa apenas o número de polígonos usado para criar um modelo. Uma maior contagem de polígonos fornece a você uma geometria diversificada que você pode manipular para obter melhores formas. 

Não é possível criar graxas em roupas ou curvas em faces humanos sem os modelos high poly. Isso facilita determinar qual objeto tem um high poly ou low poly mesh.

Você seria capaz de dizer?

modelo de baixo poli
Modelo de baixo poli
modelo de alta poli
Modelo de alta poli

Modelagem Polimodelagem Alta vs Modelagem Baixa

Quando falamos dos modelos high poly, não podemos deixar de mencionar a modelagem do low poly como o oposto dela. Você já sabe que esses dois tipos de modelagem são definidos pelo número de polygons usados. 

No entanto, não é isso. 

Detalhes

O principal que ajuda você a diferenciar entre o polígrafo baixo e o alto é o nível de detalhe. Os modelos de alta poli são mais detalhadosenquanto os modelos low poly não têm a mesma impressão por causa do número menor de polygon e do mesh mais simples.

baixa contagem de poliestireno
Baixo poli mesh
alta contagem de poli
Alta poli mesh

Nota: Use o cozimento de textura para simular como a luz se comporta em um objeto quando renderizado. Se você fizer isso corretamente, seu modelo de polietileno baixo irá criar uma impressão visual de um objeto de polietileno alto.

Ainda assim, há uma maneira de contornar isso se você quiser usar modelos de baixo polietileno preservando um alto nível de detalhes.

Facilidade de uso

Embora um alto número de polígonos permita que você alcance detalhes mais finos, Os modelos com alto polígono são difíceis de trabalhar em termos de carga, visualização e edição. Leva tempo para carregar as edições e se mover pelo mirante. Portanto, a alta modelagem de poli é considerada "mais pesada". 

Acima de tudo, criar um modelo de alto polígono pode se tornar um pesadelo se você o criar com milhões de polígonos, mas usar hardware antigo que simplesmente não consegue lidar com ele.

Os modelos de baixa polietileno, por outro lado, são muito mais fáceis de trabalhar devido à topologia mais limpa.

Tempo de Prestação

alto tempo de polimerização
(Fonte YouTube)

O mesmo que o processo de modelagem, A renderização leva tempo em relação à complexidade do modelo. 

Você daria um palpite, o que é mais fácil de fazer?

Modelos de baixa poli virão a calhar quando você desenvolver um jogo e precisar fazer muita renderização em tempo real. Eles usam menos potência computacional, então renderizam extremamente rápido em comparação com modelos de alta poli que levam horas para serem concluídos.

No entanto, mais uma vez, os detalhes do arquivo têm um preço. Alguns consideram as horas de espera como um preço razoável. 

Mapas de Textura

mapas de baixa textura poliéster
(Fonte YouTube)

A segunda coisa importante que você precisa considerar após o número de polygons é a textura que você usa. E não é apenas um mapa normal ou mapas difusos that matter here. The number and size of the images you add to a texture map count as well. It adds resources to your model which then need to be calculated.

A alta modelagem polimodal é considerada de recursos pesados. Portanto, você pode usar muitas imagens de diferentes resoluções para alcançar uma maior fidelidade. 

Os modelos de baixa polietileno, por outro lado, não podem pagar por isso. Como eles usam menos poder computacional, eles são "mais leves". Com relação a isso, você raramente usa imagens maiores que 4096×4096 em modelos de baixa polietileno.

Dica Pro: condensar todos os mapas que você usa para caber em uma folha de textura para aplicar ao Modelo UV. Levará menos tempo para renderizar.

alta poli e baixa diferença de poli

Casos de Uso de Baixa Poli e Alta Poli Modelagem

Desde que a modelagem 3D foi incorporada em múltiplas indústrias, é difícil definir onde a alta e baixa polimodelagem são mais utilizadas. Entretanto, vamos tentar cobrir os casos mais comuns.

High Poly Mesh Detalhe

Vamos começar com os modelos de alta poli:

  • Representações 3D fotorealistas para qualquer indústria que requeira um alto nível de detalhes, desde a prototipagem até propósitos promocionais. De forma correspondente, ele se beneficia modelagem arquitetônicaA empresa também oferece a possibilidade de criar catálogos de comércio eletrônico, criar protótipos de brinquedos e itens de móveis, etc.
  • Visualizadores HD 360 para marketing e promoção pode usar modelos de alta poli para alcançar um excelente nível de precisão visual. E você não deve ter medo de acrescentar nos zooms. A alta modelagem polimodelagem mantém um nível uniforme de detalhes e evita distorções.
  • Cortes transversais e guias de montagem se encaixam no melhor em ambientes de engenharia e industriais onde as pessoas podem usar alta renderização de poli para ver como os elementos de máquinas complexas se montam.

    Museus e estabelecimentos de ensino também podem se beneficiar disso, pois permite dividir conceitos complexos em seções transversais e estudar cada um separadamente. 
HIGH vs MID vs LOW Poly Modeling (Qual é o ideal para você?!)

Low Poly Modelos

Uma base low poly mesh é usada quando os detalhes visuais não importam tanto quanto a "suavidade" de seu desempenho. Portanto, eles são usados quando os usuários precisam interagir com o objeto.

  • Realidade virtual está se tornando mais popular nas indústrias de marketing e educação devido a múltiplos benefícios. Assim, para que funcione facilmente sem falhas e proporcione um nível suficiente de interação, os programadores confiam em modelos de baixa poli que o cobrem.
  • Realidade Aumentada anda de mãos dadas com a realidade virtual. Detalhes também não importam tanto quanto a velocidade da renderização do modelo aqui.
  • Jogos 3D é uma indústria em expansão. Muitos argumentariam que é um bom exemplo de um caso de baixo uso de modelos de poliéster. Ainda assim, modelos de baixa poli são freqüentemente usados em jogos para fornecer tempo de renderização rápido, especialmente para personagens secundários e ambientes.
onde usar polietileno baixo ou alto

Devo escolher as técnicas High Poly sobre Low Poly?

Menos polygons significa que tais modelos carregam consideravelmente mais rápido. Cada um tem suas próprias vantagens.

Se você está procurando o máximo de detalhese depois acrescente high poly detalhe. Usado para imagens CG em movimento e animação. Mais polygons = riqueza visual.

Se você precisa de velocidade máxima - A modelagem baixa de polygon lhe dá uma contagem mais baixa de poli. É ótimo para a indústria de jogos. Vá para um low poly mesh e compense com um mapa normal.

Há uma diversidade de Serviços de modelagem 3D e oportunidades para qualquer artista que queira dominá-la. Tudo o que eles precisam é de um software de modelagem 3D confiável, tempo e criatividade. O tipo de técnica de modelagem 3D não importa tanto assim.

Seja uma modelagem high poly ou low poly conta, seu objeto 3D será bom desde que sirva ao propósito para o qual ele foi criado. Já que a modelagem do low poly é mais simples, você começará por aí. No entanto, dominá-la junto com o high poly irá lhe beneficiar melhor.

The post What is Low Poly and High Poly Modeling? appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/low-and-high-poly-modeling/feed/ 3
Modelagem de Superfície Dura vs Modelagem Orgânica https://3dstudio.co/pt/hard-surface-modeling-organic/ https://3dstudio.co/pt/hard-surface-modeling-organic/#comments Fri, 21 Jan 2022 03:38:52 +0000 https://3dstudio.co/?p=266 Quando se trata de modelagem 3D, existem dois tipos. Ambos são usados para criar objetos 3D com o mesmo tipo de polígonos, malha similar, e quase o mesmo software. 

The post Hard Surface Modeling vs Organic Modeling appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Quando se trata de modelagem 3D, existem dois tipos: a modelagem de superfície dura e a modelagem orgânica. Ambos são usados para criar objetos 3D com o mesmo tipo de polígonos, malha similar, e quase o mesmo software. 

A fina linha entre superfície dura e orgânica definida por vários modeladores é o que torna difícil sua compreensão. 

One is more appropriate for 3D visualization, while the other is extensively used in animation.

Já está confuso?

É apenas o começo. Neste artigo, nós vamos dar uma resposta à diferença entre a superfície dura e a modelagem orgânica. A diferença fica borrada, dependendo de quem você perguntar. 

comparação entre modelagem orgânica e de superfície dura

No entanto, você terá uma compreensão de cada uma dessas categorias para saber como comercializar seu Serviços em 3D melhor e defina com que modelos você está mais confortável trabalhando.

Vamos começar?

O que é Modelagem Orgânica?

As coisas que a modelagem orgânica cobre variam de pessoas e animais a árvores, plantas e outros objetos orgânicos. Geralmente, estes são seres vivos. É por isso que os objetos animados também são considerados orgânicos, embora possam ser feitos pelo homem. 

No entanto, chegaremos a isso mais tarde.

Normalmente, Os modelos orgânicos são construídos com quads completos - polígonos de quatro lados. Ele ajuda a evitar deformações nos estágios de renderização e animação. Por isso, a forma não importa tanto quanto o número de lados seja igual a quatroAo contrário da modelagem de superfícies duras. Ao mesmo tempo, o uso de N-gons (polígonos com 5 lados ou mais) não é recomendado em absoluto.

Embora um objeto 3D já tenha sido criado em um software de modelagem 3D poligonal, isso não significa que ele esteja completo.

To add finer details and produce more real-life models, an object is imported into sculpting software like ZBrush. Só então ele recebe o toque realista que precisa para atender às expectativas.

No entanto, para dominar a modelagem orgânica, você tem que explorar muitas imagens de referência e estudar a anatomia dos seres vivos para trazê-las à vida em um ambiente digital. 

Nota: Enquanto você pode adicionar a textura e os detalhes no software de escultura - vincos, curvas e solavancos de um objeto vivo só poderiam ser alcançados com a malha.

animal modelador orgânico
(fonte YouTube)

O que é Modelagem de Superfície Dura?

Considerando a descrição da modelagem orgânica, não deve ser difícil para você definir o que é modelagem de superfície dura. É a modelagem de objetos feitos pelo homem que não contêm curvas ou bordas lisas. Geralmente, cobre todos os objetos inorgânicos e não-vivos como carros, prédios, computadores, móveis e quaisquer outros objetos estáticos usinados.

A primeira coisa que diferencia a modelagem de superfície dura da orgânica é o tipo de polígonos utilizados. O último exige que um modelo seja de quads completos. Isso você já sabe. 

Entretanto, a modelagem de superfície dura é muito mais moderada nessa matéria. O número de lados em um polígono não importa muito, desde que o resultado seja satisfatório. 

Dica Pro: Fique o mais fiel possível aos quads, mesmo em modelagem de superfície dura. Isso simplificará ainda mais as operações dos objetos.

A modelagem de superfície dura é a maneira preferida para iniciantes aprender como fazer um modelo 3D. Creating plain flat edges is generally simpler than complex detail-oriented models. That’s why it is the best way to learn how to operate Software de modelagem 3D and cover the basics. 

Ainda assim, você precisa ter algumas imagens e plantas para se referir se você quiser dominar suas habilidades de modelagem de superfícies duras.

modelagem de construção de superfície dura
(fonte YouTube)

Modelagem de Superfície Dura vs Modelagem Orgânica

De acordo com as informações já fornecidas, pode parecer que existe uma linha clara entre a modelagem de superfície dura e a modelagem orgânica. Afinal de contas, eles operam com princípios diferentes.

Mas você não deve tirar conclusões precipitadas. Fica mais complicado quando você começa a compará-las.

Geralmente, depende de quem você pergunta. Entretanto, há três maneiras diferentes de definir se um objeto é uma superfície dura ou orgânica. 

modelagem orgânica versus superfície dura - qual é a diferença
Você pode dizer qual é qual?

Diferença #1

O primeiro que nós já estabelecemos - a modelagem orgânica é usada para produzir seres vivose superfície dura - para criar objetos feitos pelo homem. 

modelo de planta orgânica
(fonte YouTube)

Entretanto, quando você pega um sofá feito pelo homem que é tudo menos duro, fica difícil traçar essa linha tênue entre essas categorias de modelagem 3D.

Diferença #2

A segunda maneira que muitos modeladores definem a diferença entre modelagem de superfície dura é pela maneira como um objeto é construído. 

O topologiafluxo de borda, e malha de polígono definir se o objeto é de superfície dura ou orgânico. Como neste exemplo, um sofá inorgânico com bordas fluidas suaves não pode ser considerado uma superfície dura. O mesmo que uma rocha orgânica que não é nada além de macia não pode ser definida como o produto de uma modelagem orgânica.

modelagem de sofá orgânico
(fonte YouTube)

Finalmente, vamos considerar uma lata de suco que está longe de ser orgânica e macia. Correspondentemente, ela é um modelo de superfície dura. Entretanto, uma vez que você adiciona animação e a faz mover-se em torno dela, ela é orgânica.

Diferença #3

A terceira via da definição da categoria do modelo 3D é através de animação que eventualmente se resume à forma como um objeto é construído. 

Para fazer uma transição suave para outras formas, um objeto tem que ter curvas suaves. Assim, alguns modeladores definem tais objetos como orgânicos. Entretanto, um carro esporte que é feito pelo homem também tem curvas fluidas. O outro, correspondentemente, também o considera como orgânico. 

carro de modelagem de superfície dura
(fonte YouTube)

Você entende porque não há uma definição clara para a diferença entre a superfície dura e a modelagem orgânica agora?

Some designers work only in character modeling, some create architectural models, and others provide product rendering services. The best option is to stick to one of the above-mentioned definitions. It will allow you to better translate what kind of models you’re most comfortable working with.

Coisas para Definir Superfície Dura e Modelagem Orgânica por

ObjetoModelagem OrgânicaModelagem de Superfície Dura
TipoPessoas, animais, plantas, árvores e outros seres vivos.Carros, prédios, computadores, máquinas e outras coisas feitas pelo homem.
AnatomiaBordas fluidas suaves, topologia limpa, curvadas.Bordas duras, topologia apertada, sem curvas ou paradas.
AnimaçãoAnimado Estático

Dica Pro:  Independentemente de você optar por seguir uma modelagem dura de superfície ou uma modelagem orgânica, você tem que lembrar - você pode alcançar a excelência em uma categoria ou gastar uma infinidade de esforços para dominar ambas. 

E para que você possa ir, nós temos algumas dicas para modelagem orgânica e de superfície dura.

O que é preciso para dominar a Modelagem Orgânica

Como já foi estabelecido, a modelagem orgânica tem tudo a ver com detalhes, já que é a única maneira de você alcançar o modelo da vida real. Correspondentemente, há algumas coisas que você tem que levar em conta.

Anatomia do Estudo

Seu modelo orgânico é bom apenas enquanto parecer real. E como esses são objetos vivos com os quais você trabalha na modelagem orgânica, aprender o básico da anatomia de pessoas e animais é uma necessidade

Para desenhar todas essas curvas e solavancos você tem que saber como os músculos e ossos se coordenam uns com os outros. Somente isso tornará o resultado mais realista, especialmente se o modelo tiver que ser animado.

Melhore Suas Habilidades de Desenho

Uma vez que você tenha aperfeiçoado as bases da anatomia, é recomendado que você desenhe seu modelo a partir de diferentes pontos de vista. Ele permite que você cubra várias perspectivas de um objeto e defina como cada um dos menores detalhes funciona em conjunto.

Aprenda Topologia e Laços de Borda

Como os modelos orgânicos podem ser animados, a modelagem de modelos é uma parte essencial do processo, especialmente em Modelagem de caracteres 3D. É onde o conhecimento dos loops de borda e da topologia de caráter é essencial. Além disso, os conceitos anatômicos da vida real se assemelham muito à borda lisa. 

Assim, suas habilidades anatômicas tomam conta de seus instintos criativos quando se trata de manipulação de personagens. 

Nota: Evite desafios e deformações. Preste muita atenção ao loop de borda e à topologia de um modelo orgânico.

Use Somente Quads

Os Quads são mais fáceis de operar e renderizar. É por isso que você deve usar apenas quads ao criar um objeto orgânico. Evite N-gons a todo custo e reduza ao mínimo o número de triângulos a menos que você queira enfrentar problemas nos estágios de renderização e animação. 

usar quads na modelagem 3d
(fonte YouTube)

Use Modelagem de Borda junto com Modelagem de Caixa

Para criar modelos orgânicos deslumbrantes você pode alavancar diferentes técnicas de modelagem, em particular a modelagem de bordas e caixas. Enquanto o primeiro permite que você extrua ou amarre alguns pontos juntos antes de adicionar qualquer outra geometria, o outro cobre o básico. 

Dicas para Alavancar a Modelagem de Superfícies Duras

Embora a modelagem de superfície dura seja mais moderada em termos da complexidade do processo de modelagem, há também algumas recomendações nas quais você deve confiar. 

Planeje as Formas

Na modelagem orgânica, você tem que estudar a anatomia dos seres vivos. O mesmo vale para a modelagem de superfícies duras. Você tem que conheça a anatomia do seu futuro modelo e planeje as formas. Ele permite que você evite deformações e obtenha as proporções corretas desde o início. 

A última coisa que você quer é que alguns dos elementos do seu modelo de superfície dura estejam "ligeiramente" fora depois de você adicionar os detalhes.

Estudar a Interação das Juntas

No projeto concreto, os modeladores se deparam com múltiplas restrições em movimento onde a funcionalidade assume o projeto. No projeto de modelagem 3D, por outro lado, você pode explorar as entradas e saídas de um mecanismo e a interação de suas articulações. 

Ele permite que você experimente e alcance um modelo robusto antes de enviá-lo para Escultura em 3D. Tais mecanismos de alguma forma também se assemelham à anatomia na modelagem orgânica, não é mesmo?

modelo 3d de juntas de estudo
(fonte YouTube)

Foco em uma variedade de formas

Na modelagem de superfície dura, você deve sempre adicionar detalhes simetricamente para salvar a integridade técnica de um modelo. No entanto, você deve analisar diferentes opções para mantenha 3 variações de escala também. Tente manter grandes áreas sem adicionar nenhum detalhe ou, ao contrário, adicione-as às partes menores para tornar um modelo mais atrativo.

Renderize seus modelos com MODO

Se você quiser evitar a fusão de subdivisões de malha, mas ainda adicionar um grande número de Booleans, use MODO. Ele arredonda as bordas e manipula a renderização mais efetivamente, o que economiza toneladas de tempo.

Explore a Ferramenta Bevel

Modelos de superfície dura tendem a ter topologia mais apertada, bordas mais duras, curvas menores e malhas mais limpas. Embora eles ainda pareçam realistas graças à ferramenta de bisel. 

Não há regras que proíbam o uso de elementos e formas suaves na modelagem de superfícies duras. 

Nota: Bordas duras só tornam o seu modelo mais artificial. Portanto, você deve biselar as malhas e bordas para que a luz reaja com elas durante a renderização. 

Blender Tutorial | Diferentes Níveis de Biselados

Criar Topologia Fresca

À medida que o processo avança de uma forma simples para um objeto completo, um esboço fica mais complicado. Para facilitar seu trabalho neste estágio, você pode re-topologizar o modelo em peças mais discretas with the topology tool. The intensity of the brush should be set to more than 0 to achieve ticker topology. Most 3D modeling software provides that.

Salve Seu Trabalho Passado

Modelar a mesma coisa uma e outra vez é bom para praticar e afiar suas habilidades. Ainda assim, quando você ganha alguma experiência, ela se torna desnecessária e entediante. Não faz sentido construir os mesmos blocos em modelos similares se você puder usar apenas os que você criou antes.

Você não concorda?

Sempre economize seu trabalho, pois ele pode otimizar seus projetos futuros e economizar seu tempo você prefere gastar em adicionar detalhes mais finos.

Superfície dura ou orgânica: Escolha o que você mais gosta (Conclusão)

A modelagem 3D requer um grande esforço para que funcione. Seu trabalho é bom, desde que o resultado final saia como você pretendia. Com relação a isso, superfície dura ou orgânica não importa realmente. A primeira coisa que alguém vai prestar atenção no seu modelo 3D é a sua experiência, não a categoria de modelagem à qual ele pertence.

Não deixe que o significado disputado dessas categorias de modelagem 3D distraia você da criação de sua obra-prima. Apenas defina as coisas em que você está mais interessado e você está pronto para ir. 

No entanto, a modelagem de superfícies duras é um bom começo. Mas uma vez que você tenha experiência e aprimorado suas habilidades de modelagem, você definitivamente se deparará com modelos orgânicos.

O que mais lhe atrai: a superfície dura da orgânica?

The post Hard Surface Modeling vs Organic Modeling appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/hard-surface-modeling-organic/feed/ 1