guide Archives • 3D Studio https://3dstudio.co/pt/t/guide/ 3D Visualizations, Rendering, Modelling & Animation Thu, 29 Sep 2022 12:30:18 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://3dstudio.co/wp-content/uploads/2022/02/cropped-3D-Studio-Round-Icon-32x32.png guide Archives • 3D Studio https://3dstudio.co/pt/t/guide/ 32 32 Modelagem de Personagens 3D [Passo-a-Passo] https://3dstudio.co/pt/3d-character-modeling/ https://3dstudio.co/pt/3d-character-modeling/#comments Wed, 30 Mar 2022 16:31:50 +0000 https://3dstudio.co/?p=739 Introduction Take any modern game and remove all of the characters from it. Despite the outstanding setting, you will have nothing to play with, literally. Character modeling is a pivotal element of any 3D modeling services since they are in high demand in a lot of industries: games, movies, cartoons, marketing, etc.  Creating a 3D […]

The post 3D Character Modeling [Step-by-Step] appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Pegue qualquer jogo moderno e remova todos os personagens dele. Apesar do cenário excepcional, você não terá nada com que jogar, literalmente. A modelagem de personagens é um elemento fundamental de qualquer Serviços de modelagem 3D já que eles são muito requisitados em muitas indústrias: jogos, filmes, desenhos animados, marketing, etc. 

Criar um modelo de personagem 3D pode não parecer diferente de qualquer outro tipo de modelagem. Mas é, já que requer um certo nível de habilidades e multi-passos para completar um personagem. 

Neste guia completo, nós o acompanharemos em todas as etapas ou modelagem de personagens: desde o esboço dos contornos básicos até a animação e renderização e qualquer coisa entre eles.

No entanto, vamos primeiro compará-lo com caracteres 2D.

software de modelagem de caracteres 3d topo de linha
Comparação do melhor software de modelagem de caracteres 3D

Modelo de Personagem 3D vs Modelo de Personagem 2D

As indústrias de jogos e cinema se desenvolveram há muito tempo e não parecem nada com as que conhecemos agora. Então, basicamente, a principal diferença é que você não usa mais 2D em jogos, já que 3D tem todos os benefícios.

Embora ambos tenham o direito de existir, aqui está o principal benefício do modelo de caracteres 3D sobre o seu equivalente 2D:

Animação 一 O modelo de personagem 3D é fácil de animar, uma vez que já foi criado no espaço 3D. Não há necessidade de redesenhá-lo em diferentes poses para exibir movimentos. 

Realismo 一 caracteres 3d são criados com precisão fotográfica e um nível extremo de detalhes, esboços 2D originais simplesmente não podem fornecer.

Visualização 一 ao contrário do 2D, você pode visualizar caracteres 3D de ângulos diferentes com mais cor e realismo.

A simplicidade do ajuste 一 é muito mais rápido para atualizar, ajustar e reutilizar modelos 3D para criar novos personagens ou complementar as cenas existentes.

benefícios dos modelos de caracteres 3d

Não é de se admirar Modelagem de caracteres 3D é mais popular do que 2D nos jogos, certo?

Qual técnica é a melhor para modelagem de personagens 3D?

Agora que você sabe que é melhor colocar seus esforços na escala de um modelo de personagem 3D, é hora de escolher a técnica que você vai usar.

Polygon Modelagem

A modelagem Polygon é a forma básica de modelagem 3D que qualquer novato ou especialista encontra. Ela é usada para criar modelos 3D com polygons que formam um polygon mesh. 

Os modeladores usam esta técnica para criar não apenas personagens 3D, mas qualquer outro ativo do jogo desde polygons são fáceis de editar. 

modelagem do personagem polygon
Polygon modelagem de caracteres 3D

Nota: Para ter certeza de que seu modelo está se movendo suavemente, lembre-se de adicionar um número suficiente de polygons em partes móveis como joelhos e cotovelos, subdividindo os polygons.

A melhor coisa sobre este método é que você pode usar alta poli modelagem to achieve finer details of the objects close to the camera. However, if you need to model background objects or characters you’ll need to learn what is LOD and use low poly

Modelagem NURBS

Modelagem NURBSA modelagem de spline, também conhecida como modelo spline, é um método de criação de objetos 3D com curvas flexíveis definidas por matemáticas complexas. A aplicação desta técnica torna o modelo de caracteres 3D suave. 

Ainda assim, há uma desvantagem.

As partes individuais do modelo definido pela fórmula matemática são difíceis de editar. Você não pode editá-lo sem violar a integridade de todo o modelo. Portanto, a técnica NURBS é usada com menos freqüência quando se trata de modelagem de personagens.

Processo de Modelagem de Personagens 3D

Como mencionado anteriormente, a criação de um modelo de personagem 3D é um processo de múltiplos passos que você deve dar uma olhada antes de começar. Então, agora nós vamos passar por isso passo a passo.

Passo 1: Criando o Projeto Básico

O primeiro passo neste processo é criar um esboço do seu futuro modelo de personagem com o esboço e todas as principais características. Não há necessidade de mergulhar profundamente nos detalhes desde o início. É suficiente ter uma idéia do tamanho e da forma do modelo para criar vistas frontal e lateral. 

esboço de personagem 2d a 3d
Esboço de caracteres 3D e resultado final (fonte YouTube)

Você pode começar com um simples desenho 2D ou esboçar o esboço no software de modelagem 3D. A maioria deles fornece isso. Quando você terminar o esboço, coloque o cubo ou qualquer outra geometria básica para sentar nos planos X, Y e Z. Ele deve corresponder ao topo, ao fundo e aos lados do seu objeto. 

Se você quiser entrar mais no seu conceito de personagem, você também pode desenhar imagens adicionais de diferentes movimentos, características e fantasias antes de seguir em frente. Mas isso não é uma necessidade neste estágio.

Passo 2: Modelagem de Personagens

Quando as idéias básicas são concluídas, o processo de modelagem propriamente dito começa. Essa é a etapa mais longa da modelagem 3D de personagens que também inclui várias etapas.

Bloqueio

Bloqueio é o estágio em que você combina diferentes primitivos para criar a forma básica do seu modelo futuro. Isto forma o esboço básico do seu personagem, incluindo face, corpo, esqueleto e estrutura muscular. Por exemplo, você pode combinar vários cubos e cilindros para caber na forma de seu personagem 3D, que você estilizará mais tarde.

bloqueio de caracteres
Bloqueio de caracteres (fonte YouTube)

Nesta fase, você vai entender que a modelagem de personagens requer certos conhecimentosedge de anatomia para obter a harmonia de proporções, mesmo em formas hipertrofiadas. 

Esculpindo

Uma das partes mais importantes do processo de modelagem de caracteres 3D é escultura digital. Os artistas usam algo semelhante à argila digital para formar um alto nível de detalhes.  

É aí que muitos de vocês podem se perguntar por que não incluímos isso nas técnicas de modelagem de personagens.

Escultura de caráter em 3d
Esculpindo personagens 3D

The thing is sculpting is used to create hyperrealistic details of the object that you couldn’t otherwise achieve with traditional modeling techniques. Still, it is best to use sculpting at this stage to create more details by inserting them into your malha de polígono.

Retopologia

A topologia de um modelo de personagem 3D que será animado é tão importante quanto o número adequado de polygons. A estrutura do surface determina as características visuais do objeto e torna alguns detalhes volumosos.  

Retopologia de caracteres 3d
Modelo retopologizado

Entretanto, caracteres 3D precisos precisam ter uma topologia ideal onde o número de polygons não influencie sua qualidade. É por isso que você tem que retopologizar seu modelo para organizar e alinhar os polygons localmente. Em outras palavras, a retopologia tem como objetivo reduzir o número de polygons em um modelo para que a animação funcione sem problemas.

Desembrulhando e Cozinhando

The last thing in the character modeling stage before you can move it into the UV mapping and texturing stages is UV unwrapping and baking. You need to create a 2D representation of your 3D character model and bake it.

Este foi o último passo na modelagem de um personagem 3D. Mas também há mais um passo a ser dado para torná-lo completo.

Passo 3: Texturização

Mesmo que o seu modelo de personagem 3D tenha detalhes impecáveis depois de esculpí-lo e afinar as formas, você ainda precisa de textura. Isso dá vida ao seu modelo e o torna mais real ao aplicar cor e surface. 

Tipicamente, os caracteres 3D têm texturas complexas. Então, uma vez que você desembrulha seu modelo por UV você tem que usar a ferramenta de pintura de textura para aplicar múltiplas surface e atributos de cor como saliências e oclusões.

Textura 3d para modelos de caracteres
Variedade de texturas de caracteres 3D

Afinal, esses são os micro detalhes que mais importam. Você precisa da textura para ajudá-lo a cobrir efeitos de luz, reflexos e outras propriedades físicas para tornar seu personagem 3D realista.

Nota: criar tonalidades e definir cores básicas requer que você aplique cores diferentes mapas de textura ao seu modelo. Somente depois disso, você pode usar as texturas materiais para terminar.

Uma vez que você texturizar seu modelo de personagem 3D, ele é considerado completo. Todos os outros estágios precisam ser cobertos somente no caso de você querer animar seu modelo. E como os personagens 3D geralmente são animados, nós temos que cobri-los para você também.

Passo 4: Rigging and Skinning

A animação de personagens é um nível totalmente novo de modelagem 3D. Ela requer que você conheça a estrutura conjunta do seu personagem e como eles operam para fazer seu modelo se mover. Para isso, ela também requer "preparação" na forma de rigging e skinning. 

Rigging é o processo de criação de um esqueleto virtual do seu modelo de personagem 3D que define os pontos principais para integrar o corpo do seu personagem e fazer com que ele se mova.

3d de manipulação de caracteres
Rigidez de caracteres (fonte YouTube)

Dica profissional: para criar um equilíbrio entre flexibilidade e realismo dos movimentos do seu modelo de personagem que você normalmente precisa de 20 a 100 ossos. No entanto, grandes números de ossos tornam difícil a manipulação.

A maioria Software de modelagem 3D vem com amostras de esqueleto prontas. Entretanto, o equipamento deve ser consistente com o design do modelo. Preste atenção a isso.

Em seguida vem o esfolamento que você usa para fixar o surface do modelo e o esqueleto juntos. A qualidade do skinning define como um modelo de personagem 3D aparece ao executar qualquer ação. Uma vez que você esfola o modelo, ele está pronto para ser animado.

esfolamento de caracteres
Esfolamento de personagens (fonte YouTube)

Passo 6: Animação

Animação é o último passo no pipeline de modelagem de personagens 3D. Ela merece um artigo à parte, mas nós vamos mergulhar em algumas nuances para ajudá-lo a compreendê-la melhor.

Neste ponto, você respira vida em seu personagem 3D. Você anima seus movimentos corporais, cria expressões faciais e evoca emoções para torná-lo o mais próximo do real possível. Normalmente, você usa ferramentas especiais para criar todos esses gestos e manipular partes separadas do corpo. 

Animação de personagens em 3d
Esquema de emoções de personagens 3D

Mas como isso geralmente funciona?

Como você sabe, a animação é uma série de imagens estáticas com diferentes detalhes. Para alcançar o máximo realismo dos movimentos, os artistas usam animação keyframe. Eles definem a posição do personagem no primeiro e último frames. Todos os outros frames são calculados pelo programa.

 Pode parecer complicado, mas na realidade, é muito mais simples.

Software de Modelagem de Personagens 3D de Topo

Neste ponto, você pode estar agitado para pular diretamente para o processo de modelagem de personagens 3D. Isso é totalmente justificado, já que a modelagem de personagens é extremamente popular no momento. 

Entretanto, antes de fazê-lo, você precisa escolher um software confiável que o ajudará a passar por todas as etapas que acabamos de cobrir.

1. 3d Max

É um software de modelagem 3D pago que vale a pena para você. É um dos softwares de modelagem de personagens mais populares por aí. Ele fornece modelos prontos e é compatível com a maioria dos plug-ins e add-ons. 3d Max ajudará você a criar não apenas modelos de personagens 3D, mas um ambiente de jogo e o mundo inteiro. 

A única desvantagem é que os novatos podem achar isso avassalador. Portanto, ele é usado principalmente por profissionais.

2. Maya 

O mesmo que o 3d Max, Maya é o software Autodesk-nativo para a etapa de animação de personagens. Os modelos já manipulados e esfolados são importados para o Maya para obter os melhores detalhes. Ele permite que os artistas trabalhem com os menores movimentos de cabelo, roupas e expressões faciais. Maya oferece um grande conjunto de ferramentas e excelentes capacidades de renderização para tirar o máximo proveito do modelo.

3. Liquidificador 

Se você é novo na modelagem de personagens 3D, Liquidificador é a melhor maneira de começar com qualquer nível de knowledge e orçamento. Esta é a opção gratuita mais popular para criar modelos de personagens 3D e quaisquer outros objetos 3D. Embora muitos de vocês possam se confundir com o interface, há muitos tutoriais e guias para que você possa começar com qualquer tipo de modelagem de personagens.

4. ZBrush 

Procurando a ferramenta autônoma de modelagem e escultura que você deve encontrar ZBrush. É o software mais adequado para as formas orgânicas que os personagens 3D do jogo geralmente são. Então é o melhor ajuste se você quiser não apenas modelar e esculpir um objeto, mas criar um UV map, adicionar textura e prepará-lo para renderização. Parece que ele faz todas as mesmas coisas que o Blender, então parece haver uma batalha interminável de Liquidificador vs ZBrush.

SoftwarePrecificaçãoCustoOS
3d MaxAssinaturaPor ano: £1968/$1700

Por mês: £246/$215
- Windows 7 (SP1)- Windows 8, - Windows 8.1 - Windows 10 
MayaAssinaturaPor ano: £1,968/$4590

Por mês: £246/$215 
- Windows 1010.13.x e superior - Linux Red Hat Enterprise Linux 7.3 e 7.5 - Linux CentOS 7.3 e 7.5 - Apple macOS 
LiquidificadorGrátisGrátis- Linux- macOS- Windows- Android 
ZBrushAssinatura vitalíciaLicença vitalícia: £769.20/$895

Por mês: $39.95 por mês
- Windows Vista e acima - MacOS: 10.10 e acima

Cada um desses softwares de modelagem de personagens lhe dá um conjunto único de características que você precisa em cada estágio. Nada impede que você comece simples e se mova em direção à complexidade.

A modelagem de personagens 3D está cheia de desafios e armadilhas que você tem que enfrentar e que você vai encontrar ao longo do caminho. No entanto, também é profundamente gratificante e gratificante, já que você cria algo único todas as vezes. 

Espero que este passo a passo ajude você a entrar no processo mais rápido: desde o início e até a animação.

The post 3D Character Modeling [Step-by-Step] appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/3d-character-modeling/feed/ 3
3D Texture Maps Fundamentals https://3dstudio.co/pt/3d-texture-mapping/ https://3dstudio.co/pt/3d-texture-mapping/#comments Tue, 01 Feb 2022 09:54:12 +0000 https://3dstudio.co/?p=375 O mapa de textura é uma peça final de um quebra-cabeça que você não pode dispensar ao criar um modelo. Eles são usados para criar efeitos especiais, repetindo texturas, padrões e detalhes finos como cabelo, pele, etc.

The post 3D Texture Maps Fundamentals appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

The texture map is a final piece of a puzzle you just can’t do without when creating a model.  Same as none of the 3D visualization or Serviços de modelagem 3D seria capaz de fornecer resultados excepcionais se não fosse pela variedade de mapas de textura. 

Eles são usados para criar efeitos especiais, repetindo texturas, padrões e detalhes finos como cabelo, pele, etc. Se você tiver uma malha completa e um mapa UV, a simples aplicação de textura a ele não renderá os resultados. 

Você precisa de mapas de textura para definir a cor, brilho, brilho, transparência e muitas outras qualidades do seu modelo 3D. E estas são apenas algumas delas. 

Nós vamos familiarizá-lo com os tipos mais comuns de mapas de textura na modelagem 3D e suas categorias.

Mas antes de mais nada.

O que é Mapeamento de Textura?

Mapeamento de textura, em sua essência, significa aplicar uma imagem 2D sobre a superfície de objetos 3D, conhecida como Mapeamento UVpara que o computador possa gerar esses dados sobre o objeto durante a renderização.

Dito de forma simples: O mapeamento de textura é como embrulhar uma imagem ao redor do objeto para mapear os pixels da textura para a superfície 3D.

Ele reduz significativamente o número de polígonos e cálculos de relâmpagos necessários para criar uma cena 3D sofisticada.

o que é o mapeamento de textura

Modelagem PBR vs Não-PBR

Você começa a trabalhar com textura muito antes mesmo de terminar sua malha, já que você sempre tem que ter isso em mente. O software para o qual você cria um modelo determina o que mapas de textura você usará para adicionar detalhes.

Existem mapas de textura para materiais PBR ou não-PBR. Ambos fornecem texturas fotorealistas, mas um é um bom ajuste para motores de jogo e o outro para fins de marketing e promoção. 

PBR é uma abreviação para renderização de base física que utiliza iluminação precisa para alcançar texturas fotorealistas. Embora tenha surgido nos anos 80, ele se tornou um padrão para todos os materiais agora.

Os melhores softwares de modelagem 3D para usar PBR são Unity, Unreal Engine 4, Painter, Substânciae o próximo Blender v2.8. 

PBR Explicado em 3 Minutos - Renderização com Base Física

Não-PBRPelo contrário, também é responsável por resultados fotorealistas impressionantes, mas a um preço muito mais alto. Você precisa usar muito mais mapas e configurações para obter estes resultados, mesmo com a flexibilidade das texturas.

Maya3ds Max, e Modo são as aplicações mais comuns que usam mapas de textura não-PBR. 

Com isso dito, se você criar seus modelos 3D para um mecanismo de jogo, é melhor você ir com as texturas PBR. Ainda assim, se você perseguir propósitos promocionais, você ficará bem fazendo um modelo com texturas não-PBR.

Dica profissional: De qualquer maneira, você tem que desembrulhar seu modelo por UV para que a textura seja mapeada no seu modelo da maneira que você pretende, independentemente do tipo de textura utilizada.

PBR Mapas de Textura

guia de mapas de textura diferente

Agora, como o PBR está se tornando mais padronizado e oferece mais variedade de mapas de textura, nós vamos começar com eles. 

Como dito anteriormente, ter uma imagem 2D que você quer colocar no seu modelo 3D não é suficiente para obter o resultado. Você usa múltiplos mapas de textura para ajustar diferentes opções para adicionar riqueza e sutileza ao seu modelo. Portanto, cada mapa é responsável por diferentes efeitos.

Existem os seguintes mapas de textura:

1. Albedo

Os mapas de textura do Albedo são um dos mapas mais básicos que você usa em seu modelo, já que eles definem sua cor básica sem sombras ou ofuscamento. A respeito disso, eles podem ser uma imagem de luz plana do padrão que você quer aplicar ao seu objeto ou uma única cor. 

Nota: Para evitar inconsistências em seu modelo 3D, certifique-se de que a iluminação seja plana. O raio pode ser diferente da imagem da fonte. Ele só cria sombras desnecessárias.

albedo difusa mapa básico de cores
Mapa do Albedo

Além disso, eles são freqüentemente usados para sombrear a luz refletida, especialmente em texturas metálicas.

2. Oclusão do ambiente

Escala do mapa: Cinza 一 preto denota as áreas sombreadas e branco 一 as áreas mais iluminadas.

Se você está procurando por algo oposto aos mapas de Albedo mas não consegue encontrar o nome para ele 一 é o mapa de oclusão ambiente frequentemente referido como AO. Os mapas de textura AO são normalmente combinados com o albedo pelo mecanismo PBR para definir como ele reage à luz.

ao mapeamento do mapa
Mapa AO

É usado para melhorar o realismo do objeto através da simulação das sombras geradas pelo ambiente. Portanto, as sombras não são negras sólidas, mas mais realistas e macias, especialmente em lugares que recebem menos luz.

mapa de oclusão ambiental
Mapa de oclusão do ambiente

3. Normal

Escala do mapa: Valores RGB 一 verde, vermelho e azul que correspondem aos eixos X, Y, e Z.

Em mapas normais, os valores RGB (verde, vermelho e azul) são usados para criar saliências e rachaduras no seu modelo para adicionar mais profundidade ao malha de polígono. Os eixos R, G e B ditam os eixos X, Y e Z da malha base em três direções para garantir uma melhor precisão.

objeto de mapa normal
Mapa normal

Além disso, é importante notar que mapas normais não mudam a geometria de base de um objeto. Eles apenas usam cálculos complexos para fingir as amolgadelas ou solavancos com os efeitos da luz

Nota: Já que há muita luz usada em um mapa normal, você deve esconder melhor as costuras do seu objeto, a menos que você queira que elas sejam claramente vistas.

textura normal do mapa

Com tal abordagem estas saliências não são visíveis além de um certo ponto de vista, especialmente se elas forem exageradas. Entretanto, isso permite manter a contagem de polígonos baixa enquanto se obtém um objeto real.

Então, é uma vitória para todos.

4. Rugosidade 

Escala do mapa: Cinza 一 preto representa a rugosidade máxima, branco 一 superfície lisa.

Um mapa de rugosidade ou de textura brilhante é um mapa auto-explicativo. Por isso, ele define o quão suave é o seu modelo, dependendo de como a luz reflete sobre ele. Este mapa é vital uma vez que diferentes objetos têm diferentes níveis de rugosidade. Por exemplo, a luz não será espalhada sobre um espelho e borracha da mesma maneira. 

textura do mapa de rugosidade
Mapa de rugosidade

Então, para refleti-lo em seu modelo da melhor maneira possível, você tem que ajustar o valor de rugosidade. Se for zero, o modelo não espalhará a luz de forma alguma. O raio e os reflexos serão mais brilhantes neste caso. 

Por outro lado, se estiver cheio, seu material terá muito mais luz espalhada por aí. Entretanto, a iluminação e o reflexo parecerão mais escuros.

exemplo de mapa de rugosidade

5. Metalness

Escala do mapa: Cinza 一 preto denota não-metálico, branco 一 totalmente metálico.

Este aqui é bastante fácil de adivinhar. Este mapa de textura define se um objeto é feito de metal. O metal reflete a luz de forma diferente de outros materiais, então ele pode fazer a diferença para a aparência final do seu objeto. Ele simula facilmente o material real e está intimamente ligado ao mapa do albedo.

Embora os mapas de metal sejam em escala de cinza, é recomendado o uso apenas de valores em preto e branco.

mapa metálico
Mapa metálico 

Preto, neste caso, representa aquela parte do mapa que usa o mapa do albedo como o cor difusa e branco 一 para definir o brilho e a cor dos reflexos e definir o preto como a cor difusa para os materiais.

Os reflexos fornecem os detalhes e a cor para os materiais, portanto a cor difusa não é relevante neste caso.

mapa de metalness
Mapa de metalness 

Em geral, os mapas de metal fornecem grande valor, mas estar amarrado com mapas de albedo estabelece algumas limitações para usá-los. 

6. Altura

Escala do mapa: Cinza 一 preto representa o fundo da malha, branco 一 o pico.

Para dar um passo além do mapa de textura normal, você tem que usar mapas de altura. Eles lhe dão os melhores detalhes que parecem igualmente bons em todos os ângulos e iluminação diferente

escala do mapa de altura
Mapa de Altura

Os mapas de altura são considerados de recursos intensivos. Ao invés de fingir as amolgadelas e solavancos eles realmente modificam a geometria do seu modelo. Adicionar pequenos detalhes à malha não parece um grande negócio até que você perceba que detalhes mais finos vêm com um preço. 

Dica profissional: Se você quiser usar mapas de textura em altura na web, é melhor assá-los ao exportar um modelo 3D.

objeto do mapa de altura

Os mapas de altura aumentam a contagem de polígonos de um objeto. Pode ser bom para alta poli modelagemMas ainda assim, estes mapas diminuem o tempo de renderização. É por isso que ele é usado apenas por motores de jogo de alta qualidade, enquanto outros preferem mapas normais. 

7. Especular

Escala do mapa: full RGB 一 verde, vermelho e azul (metal deixado fora do albedo).

A alternativa para o mapa de metalness é o mapa especular que fornece o mesmo efeito, se não melhor. Este mapa de textura é responsável pela cor e quantidade de luz refletida pelo objeto. É importante se você quiser criar sombras e reflexões sobre materiais não metálicos.

Em texturas PBR, as especulares afetam como seu albedo é renderizado fora da textura desejada e pode usar a cor RGB completa para isso.

Digamos que você queira criar um material de latão com o mapa metálico. Neste caso, você apenas pinta aquela seção do seu mapa com uma cor de latão no albedo. O material aparecerá em latão. 

mapa especular vs metalness
Mapa especular e mapa de metalness comparado (fonte YouTube)

Ao invés disso, se você usar um mapa especular, a seção de latão do albedo será preta. Aqui você precisará pintar os detalhes de latão no mapa especular. O resultado será o mesmo 一 material aparecerá em latão.

Embora você obtenha mais flexibilidade com mapas especulares, o processo acrescenta mais complexidade a este método.

Então, cabe a você usar 一 metalness ou specular.

8. Opacidade

Escala do mapa: Cinza 一 preto define transparente, branco 一 opaco.

Como metal, madeira e plástico não são os únicos materiais que você usa em seus modelos, é importante saber sobre o mapa de opacidade da textura. Ele permite que você torne certas partes do seu modelo transparentesespecialmente se você estiver criando elementos de vidro ou galhos de árvores.

mapa de opacidade
Criando um cubo com mapa de opacidade (fonte YouTube)

Entretanto, se o seu objeto for vidro sólido ou feito de outro material translúcido, é melhor usar o valor constante de 0,0 sendo opaco e 1,0. 一 transparente.

9. Refração

Escala do mapa: valor constante.

mapa de reflexão e refração
Mapa de refração e mapas de reflexão aplicados a um objeto (fonte YouTube)

O material de um objeto define como a luz se reflete sobre ele. A luz afeta de forma correspondente se um objeto parece real o suficiente. É especialmente importante para certas superfícies como vidro e água, pois elas afetam a velocidade da luz que viaja através delas. 

Assim, a luz se dobra quando passa por gás ou líquido, que é chamado refração. É por isso que certas coisas parecem distorcidas quando vistas através de um objeto transparente. A refração contribui para isso na vida real e os mapas de textura de refração ajudam a replicar isso no espaço 3D.

10. Auto-iluminação

Escala do mapa: RGB completo.

mapa de auto-iluminação em 3ds no máximo
Auto-iluminação em 3d Max (fonte YouTube)

O mesmo que o objeto pode refletir a luz "externa", ele pode emitir alguma luz para ser visto também em áreas escuras. É aí que entra em jogo o último mapa de textura PBR completo 一 auto-iluminado ou mapa de cores emissivo 一. 

Ele é usado para criar alguns botões LED ou simular a luz que brilha dos edifícios. Basicamente, é como um mapa de um albedo, mas para a luz.

Dica profissional: while you can light an entire scene with the self-illumination map, it can wash realism off your 3D model. It’s better to use conventional lighting in this case. 

(Imagem-2 Guia de Mapas de Texturas)

Mapas de textura não-PBR

Since non-PBR texture maps are not standardized or used through a variety of 3D modeling software, there are quite a few to cover.

Difuso

Os mapas difusos são equivalentes aos mapas do albedo. Eles não apenas definem os cor básica do seu objeto mas são usados pelo software para sombrear a luz refletida. Isso é na verdade o que difere o mapa difuso do albedo. 

Mapas difusos não são feitos com luz plana e usam informações de sombra para tingir os objetos ao redor com cores. Você dificilmente notaria isso, mas isso tornará seu objeto 3D mais realista.

Bump

Escala do mapa: Cinza 一 preto indicou o ponto mais baixo da geometria, branco 一 o mais alto.

mapa de colisões
Mapa de Bump em Modo (fonte YouTube)

Os mapas de Bump são similares aos mapas PBR normais, mas são mais básicos nesse caso. Eles são os menos intensivos em recursos e usam algoritmos simples para alterar a aparência do seu modelo 3D. 

Ao contrário dos mapas normais, eles não usam o RGB para ditar três dimensões de um espaço. Em vez disso, eles utilizam mapas em escala de cinza que funcionam em uma direção para cima ou para baixo, onde o preto é o ponto mais baixo da geometria e o branco é o mais alto.

No entanto, há uma desvantagem. Bump mapas de textura são as mais adequadas para superfícies planas já que falsificar a geometria em objetos redondos e suas bordas é vacilante.

Esta imprecisão é a razão pela qual a escala é inclinada em favor dos mapas normais.

Reflexão

mapa de reflexão sobre o objeto
Mapa de Reflexão em 3d Max (fonte YouTube)

Finalmente, os mapas de reflexão são equivalentes aos mapas de brilho/transparência no fluxo de trabalho do PBR. Eles são normalmente um valor constante usado para definir onde o seu objeto deve lançar uma reflexão. 

Nota: A reflexão é visível em todo o objeto, a menos que você use materiais diferentes. 

Trabalhar com texturas não é simples. Você já deveria ter conseguido até agora. O mapeamento de texturas é uma habilidade crítica a ser dominada à medida que as texturas tornam seu objeto 3D completo. Portanto, é um passo importante que você não pode perder quando você aprender como fazer um modelo 3D.

Uma malha poligonal simples não seria tão impressionante quanto com texturas, você não concorda?

The post 3D Texture Maps Fundamentals appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/3d-texture-mapping/feed/ 3
Guia para Iniciantes em Mapeamento e Desembrulhamento UV https://3dstudio.co/pt/uv-unwrapping-software/ https://3dstudio.co/pt/uv-unwrapping-software/#respond Fri, 21 Jan 2022 05:44:57 +0000 https://3dstudio.co/?p=297 Seu objeto 3D é bom apenas enquanto parecer realista. O realismo e os detalhes, de forma correspondente, não podem ser alcançados através da criação de uma malha poligonal. Você precisa de texturas. 

The post Beginners’ Guide to UV Mapping and Unwrapping appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Seu objeto 3D é bom apenas enquanto parecer realista. O realismo e os detalhes, de forma correspondente, não podem ser alcançados através da criação de uma malha poligonal. Você precisa de texturas. 

That’s exactly when the subject of this article – the UV map – takes the stage. Most 3D modeling software creates the UV layout when the mesh is created. However, that doesn’t mean you don’t need to edit and adjust it to fit the requirements of a model. Then there is UV mapping and unwrapping which 3D modeling can’t do without. 

Parece difícil?

como iniciar o mapeamento uv

Ainda assim, esses conceitos só parecem complicados. Na realidade, é muito mais simples e nós vamos provar isso.

O que é um Mapa UV?

Um mapa UV é uma representação bidimensional de uma superfície do objeto 3D. Ele é construído a partir de coordenadas UV ou de textura que correspondem ao vértice da informação do modelo. Cada coordenada de textura tem um ponto correspondente no espaço 3D - um vértice. Portanto, estas coordenadas servem como pontos marcadores que definem quais pixels na textura correspondem a quais vértices.

como fazer o mapa uv

Nota: U e V no mapa UV denotam os eixos horizontal e vertical da textura 2D, já que X, Y e Z já são usados para denotar estes de um espaço 3D.

O mapa UV é vital para o fluxo de trabalho 3D. Então você não pode perdê-lo quando você aprender como fazer um modelo 3D. Embora a maioria das aplicações crie o layout UV conforme o modelo é criado, não confie nele para fazer todo o trabalho por você.

Muitas vezes você tem que editar ou mesmo criar um mapa UV a partir do zero. É chamado de desembrulhamento UV.

Desembrulhamento UV: Elementos

O desembrulhamento UV é o processo de desdobramento ou Aplanando sua geometria 3D em uma representação 2D para que cada polígono e face de um objeto 3D seja amarrado a uma face no mapa UV. 

Infelizmente, distorções são inevitáveis quando você desembrulha seu modelo por UV. O tamanho e a forma dos polígonos têm e vão mudar para se adequar ao processo de aplanamento. Portanto, você tem que fazer o seu melhor para causar o menor número possível de distorções, mantendo as costuras no mínimo possível.

E há outras coisas também.

Emendas

Uma costura é um parte da malha que você tem que dividir para criar um mapa UV 2D fora de sua malha 3D.

Se sua textura não estiver esticada e o objeto tiver bordas duras, dividir todos os polígonos pode parecer uma opção perfeita. No entanto, será apenas uma desvantagem na forma de um grande número de costuras.

uv mapa se assemelha a pirâmide
(fonte YouTube)

Existe alguma forma de contornar isso?

Você pode reduzir o número de costuras a um preço de textura distorcida que eventualmente não irá fluir suavemente ao redor do objeto.

uv mapa veios redondos
(fonte YouTube)

Não seja duro com você mesmo. É quase impossível tornar as costuras imperceptíveis. Ao invés disso, você pode aprender a escondê-los, seguindo certas regras:

  • Esconda as costuras atrás de outras partes de um objeto.
  • Use uma ferramenta de projeção automática de mapeamento para projetar mapas UV de múltiplos planos. 
  • Faça as costuras seguirem as bordas duras ou cortes do modelo.
  • Crie-os para estar debaixo ou atrás de um ponto focal do seu modelo.
  • Tinta sobre o tema na textura diretamente dentro da aplicação 3D.

Dica profissional: Assim que você criar um mapa UV com o editor UV, crie um instantâneo do mapa UV com a ferramenta correspondente no seu software. Ele irá tirar uma foto do seu mapa UV e salvá-la no formato de imagem preferido. Então você será capaz de importá-lo na ferramenta de pintura 2D e pintar no modelo 3D.

Sobreposição de UVs

Outra armadilha que você vai encontrar quando o mapeamento UV for UVs sobrepostos. Isso acontece quando você tem dois ou mais polígonos que ocupam o mesmo espaço UV. Correspondentemente, os UVs sobrepostos são quando estes polígonos são colocados um em cima do outro e exibir a mesma textura. 

Problemas de desembrulhamento UV - Sobreposição

Normalmente, você tem que evitar a sobreposição de UVs para que a textura pareça correta e variada. Entretanto, às vezes você pode até usá-lo intencionalmente para repetir a textura em várias partes da sua malha, se ela for muito básica. 

Nota: Ele mantém os tamanhos da sua textura para baixo e faz o motor do jogo funcionar mais suavemente se necessário, especialmente se o modelo for destinado para celular.

Canais UV

Caso você precise de múltiplos mapas UV para seu modelo 3D, especialmente para motores de jogos, você deve explorar os canais UV. 

Algumas vezes, você pode não precisar de mapas de textura para o seu modelo, mas ainda assim, precisa de um mapa UV para cozimento leve. Muitos motores em tempo real, como Unity ou Motor irreal 4 precisam disso. Neste caso, não há lugar para sobreposição de UVs, uma vez que as informações de sombra serão aplicadas às partes erradas do modelo.

Alternativamente, você pode usar 2 canais UV 一 um com o mapa UV para texturas e o outro com a informação UV para iluminação.

Agora que já cobrimos os elementos do mapa UV, é hora de mergulhar mais profundamente em como ele é aplicado ao objeto.

Tipos de Projeção de Mapeamento UV

Enquanto o desembrulhamento UV é o processo de traduzir seu modelo 3D em uma representação 2D, o mapeamento UV é sobre projetando uma imagem 2D na superfície 3D então a textura 2D é envolvida em torno dela. 

Normalmente, isso é feito através da técnica de projeção que utiliza diferentes tipos de projeção de mapas UV. Eles são normalmente baseados em formas geométricas simples que são uma ótima maneira de começar.

Mapa Esférico

Como o nome indica, a projeção esférica é usada nos objetos com o forma esférica para embrulhar a textura ao redor do malha de polígono

Tipo de projeção de mapa uv esférico
Tipo de projeção esférica (fonte YouTube)

Mapa Cilíndrico

Objetos que podem ser fechados completamente e visíveis dentro do cilindro, como uma perna ou um braço, são mapeados com o tipo de projeção cilíndrica.

tipo de projeção de mapa uv cilíndrico
Tipo de projeção esférica (fonte YouTube)

Mapa Planar

Se um objeto 3D é muito simples e relativamente plano, a projeção plana é a melhor opção para projetar um mapa UV sobre ele. Caso contrário, se um modelo for muito complexo, a projeção plana causará UVs sobrepostos e distorcerá a textura.

tipo de projeção de mapa uv cilíndrico
Tipo de projeção planar (fonte YouTube)

O mesmo vale para todos os tipos de projeção que acabamos de mencionar. Uma vez que você começa Modelagem de caracteres 3D ou qualquer outro tipo de modelagem que funcione com malhas complexas, você verá que estes tipos de projeção não são muito úteis. 

No entanto, você ainda tem controle total sobre o mapa UV, já que você pode aplicar um tipo diferente de projeção em cada face da malha para alcançar melhores resultados. Além disso, você pode optar por algumas características avançadas que alguns softwares também oferecem a você.

Melhor Software para Mapeamento UV

melhor software para mapeamento uv

Enquanto você domina o mapeamento UV, você descobre que algumas características básicas não são suficientes para alcançar os resultados que você almeja. Isso é quando o uso de software é a melhor opção. Existem muitas aplicações que lhe oferecem características diferentes, mas aqui estão as 3 principais que você deve considerar:

  • Liquidificador 一 é um software de modelagem 3D de código aberto gratuito para modelagem rápida. Com exceção de todos os recursos como o conjunto de ferramentas de animação, renderização fotorealística, simulações e rastreamento de objetos, ele oferece a redução do desembrulhamento UV de horas para minutos.
  • Ultimate Unwrap 3D 一 uma ferramenta paga para Windows que lhe permite infoldar e desembrulhar modelos 3D. Além disso, ela inclui um conjunto de projeções de mapeamento UV, um editor UV abrangente e um mapeamento de câmera.
  • Rizom UV 一 também é uma ferramenta paga com um conjunto de características que justificam o preço. Ela oferece cópia UV, ímãs, costuras automáticas, seleção de poly loop, nome de azulejos/Island, e muito mais.

Conclusão

O mapeamento UV é uma habilidade crítica a conhecer, pois permite que você faça a transição de sua textura para o modelo de forma suave. Além disso, não é apenas a topologia achatada do seu modelo, mas uma base para a elaboração do seu mapa. 

Então você tem que manter o mapeamento em mente enquanto você cria um modelo, já que um mau mapa UV pode fazer até mesmo os melhores objetos 3D parecerem terríveis. Embora o mapeamento UV seja um conjunto de conceitos e termos que podem confundi-lo a princípio, ele começa a ficar mais simples ao longo do caminho. Espero que este guia ajude você a chegar um passo mais perto de entender melhor os mapas UV.

The post Beginners’ Guide to UV Mapping and Unwrapping appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/uv-unwrapping-software/feed/ 0
Uma introdução ao software de modelagem NURBS https://3dstudio.co/pt/nurbs-modeling-software/ https://3dstudio.co/pt/nurbs-modeling-software/#respond Fri, 21 Jan 2022 05:35:05 +0000 https://3dstudio.co/?p=294 Deseja aprender sobre uma das técnicas de modelagem 3D mais precisas? Confira este guia sobre a modelagem NURBS para saber mais!

The post An Introduction to NURBS Modeling Software appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Nos casos em que você precisa representar a geometria padrão de um objeto da forma mais precisa possível, a modelagem NURBS é a melhor opção a ser utilizada. 

A precisão é o que faz dela uma boa escolha para a modelagem assistida por computador (CAM). Além disso, o NURBS é uma das muitas técnicas de modelagem, você não pode perder quando aprender como fazer um modelo 3D.

Embora tenha muitas vantagens devido à qualidade surface - muitas vezes não é apreciada por causa da complexidade do processo de modelagem. Portanto, é hora de esclarecer as dúvidas e fazer você conhecer melhor a NURBS.

O que é a modelagem NURBS?

lanterna modelo nurbs

A modelagem NURBS representa as linhas B Racionais Não-Uniformes. Elas são um tipo de Curvas de Bezier gerada através de uma fórmula matemática. Então, ela é usada para representam diferentes tipos de formas 3D com matemática complexa

É por isso que os modelos NURBS são extremamente flexíveis e adequados para todos os processos de modelagem de superfície: ilustrações detalhadas, animação e desenhos enviados para as linhas de montagem de produção.

Qual é o melhor software para modelagem NURBS?

  1. Liquidificador - A melhor ferramenta gratuita para iniciantes. Você pode começar com um ótimo programa para modelagem NURBS.
  2. Rinoceronte - É muito mais fácil de usar do que o Studiotools. Muitas pessoas preferem Rhino também por seus addons paramétricos de modelagem.
  3. Mol - é um programa mais amigável e fácil de usar. Ele custa muito menos do que o Rhino.
  4. Autodesk Alias - O melhor modelador NURBS de longe. Ele pode lidar melhor com superfícies em comparação com o Rhino. Se você está fazendo modelos que serão fabricados, eu recomendo altamente que você experimente este software.
  5. Ayam - Mais uma opção gratuita. Ela ainda está sendo atualizada e desenvolvida até os dias de hoje.
melhores enfermeiras modeladoras de sofwares

Modelagem com NURBS

A modelagem NURBS é uma ótima base para a criação de objetos 3D. Com esta tecnologia, eles podem ser construídos com Primitivas ou superfícies NURBS

No primeiro caso, os objetos estão na forma de formas geométricas básicas como um cubo, cilindro, cone, esfera, etc. Você pode criar qualquer forma 3D a partir dessas formas cortando as peças indesejadas, usando ferramentas de escultura ou mudando os atributos dos primitivos. 

Com relação ao NURBS surfaces, você precisa começar construindo as curvas NURBS e surfaces para construir a forma 3D. Somente então você deve construir o NURBS surface.

NURBS parte 2: Criando surfaces a partir de uma curva NURBS

Qual é a diferença entre a Modelagem Poligonal e NURBS?

Você encontrará a modelagem poligonal e NURBS em qualquer Serviços de modelagem 3D já que eles são bem parecidos. Ainda assim, algumas diferenças os distinguem. Já que você provavelmente já passou pela modelagem poligonal, nós temos que cobrir essas diferenças para mostrar o contraste. 

Fluxo de Trabalho de Modelagem

Criar objetos na modelagem poligonal é fácil porque normalmente é um N-gon usado para manipular e mudar a malha.  

Na NURBS, pelo contrário, Os objetos são sempre de 4 lados, o que estabelece algumas limitações no fluxo de trabalho de modelagem.

Além disso, os objetos NURBS estão sempre separados e difíceis de fixar, embora você não verá nem mesmo as costuras entre eles. 

Dica profissional: converter um objeto NURBS em um malha de polígono caso você queira animá-lo, para que as juntas não se desmanchem.

ferramenta de modelagem de enfermeira misturadora
(fonte YouTube)

Tamanho do arquivo

Muitas vezes quando você transfere modelos do polygonal criados para diferentes softwares e programas de modelagem 3D, o meshes fica distorcido por múltiplos motivos. 

No entanto, você pode não enfrentar o mesmo problema com a modelagem NURBS, uma vez que os arquivos que contêm pontos de modelos matemáticos são facilmente lidos. Além disso, o Os arquivos NURBS são menores em tamanho o que também os torna mais fáceis de armazenar.

Texturing

Para embrulhar facilmente as texturas em torno de seu objeto 3D você precisa dividi-lo em uma representação plana 2D - uma Mapa UV. Isso torna o seu objeto mais realista. 

Infelizmente, isso não vai funcionar com a NURBS. Você não pode desembrulhar os objetos NURBS por UV por isso é melhor usar a malha poligonal para ajustar a textura na sua malha. 

nurbs uv mapeia texturas
(fonte YouTube)

Cálculos

A modelagem poligonal usa planos planos planos ou polígonos para criar um objeto. De forma correspondente, ele calcula esses polígonos. No entanto, ele calcula as linhas entre os pontos, de modo que não pode fazer uma curva suave.

Nota: Você pode usar grupos de suavização e aumentar o número de polígonos para criar a percepção das curvas mais suaves.

NURBSpor outro lado, utiliza matemática complexa para calcular as estrias entre os pontos que compõem uma malha.

Enquanto permite maior precisão do que na modelagem poligonal, Os cálculos do NURBS são mais difíceis de processar. Não é de se admirar que você nunca verá o NURBS em videogames. Ele não é usado em aplicações onde o tempo de renderização tem que ser rápido.

diferença entre o modelo poligonal e o modelo de enfermeira

As Vantagens do NURBS

Talvez a complexidade dos cálculos matemáticos agora o assuste fora da rota NURBS. Embora tenha muitos pontos de controle quando comparado à modelagem do polygonal, ele tem muitos benefícios que você não deve ignorar. Saiba mais sobre um malha de polígono aqui.

  • As superfícies NURBS são fáceis de construir
  • Oferece curvas mais suaves de abertura, fechamento e fixação
  • Os tipos NURBS surface são aplicados em diferentes domínios, como gráficos vetoriais
  • Você pode importar dados da NURBS para diferentes softwares de modelagem, renderização, animação ou análise de engenharia
  • NURBS ajuda a criar curvas e diferentes tipos de formas orgânicas 3D
  • Você precisa de menos informações para representar a geometria NURBS, ao contrário das aproximações facetadas
  • A regra de avaliação do NURBS é implementada com precisão em qualquer computação gráfica

E isso não é o fim da lista. Quando você der uma olhada mais de perto, você descobrirá que há ainda mais coisas a fazer.

Vale a pena tentar? (Conclusão)

Embora a modelagem NURBS possa parecer uma porca dura de romper, você não deve ser desencorajado de usá-la. A precisão da representação em 3D calculada matematicamente realmente compensa. 
Você pode usar a modelagem NURBS para criar uma base. Então converta o objeto em uma malha poligonal. Não é um ótimo começo?

The post An Introduction to NURBS Modeling Software appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/nurbs-modeling-software/feed/ 0
Como fazer um modelo 3D? [Guia Abrangente] https://3dstudio.co/pt/how-to-3d-model/ https://3dstudio.co/pt/how-to-3d-model/#comments Wed, 19 Jan 2022 09:46:59 +0000 https://3dstudio.co/?p=257 See the main types of 3D modeling, learn about the basic building blocks of a 3D model and file types. You'll discover the main 3D modeling principles, mistakes, and solutions.

The post How to 3D Model? [Comprehensive Guide] appeared first on 3D Studio.

]]>
Introdução

Enquanto todos nós interagimos diariamente com a modelagem 3D, poucos a reconhecem pelo que ela realmente é. A modelagem 3D é uma tecnologia que já existe há algum tempo e encontrou uma aplicação generalizada em várias indústrias, incluindo jogos, filmes, design, arquitetura e muito mais. Portanto, há uma necessidade crescente de Serviços de modelagem 3D que definem novas oportunidades de negócios, carreira e educação para você. 

Então, se você está se perguntando se é um bom momento para você aprender modelagem 3D, comece agora. Nós vamos ajudar cobrindo o básico de como se faz a modelagem 3D. 

Você irá percorrer os principais tipos de modelagem 3D, aprender sobre os blocos básicos de construção de um modelo 3D e tipos de arquivo. Você vai descobrir os principais princípios, erros e soluções de modelagem 3D.

Além disso, nós forneceremos as melhores dicas para que você possa começar a modelar em 3D. 

Não é um ótimo começo?

Este guia de modelagem 3D vai mudar sua percepção desta tecnologia e você definitivamente a verá como uma nova perspectiva. Nós garantimos isso.

Se você já pousou nesta página e quer aprender a modelar em 3D, então você certamente sabe o que é modelagem 3D. Entretanto, antes de começarmos nossa jornada através dos fundamentos da modelagem 3D, vamos resumir o que já sabemos sobre isso.

A modelagem 3D é uma representação digital tridimensional de um objeto ou superfície construída através da manipulação de pontos virtuais no espaço.

Agora, nós estamos prontos para passar para os blocos de construção de um modelo 3D.

Noções básicas: Modelagem 3D de blocos de construção

Quando você aprende a modelar em 3D você não pode simplesmente pular os componentes mais básicos de um modelo 3D. Então, vamos cobri-los para uma melhor compreensão.

blocos de construção do modelo 3d
  1. Vértice - a menor unidade de um modelo 3D (um ponto no espaço)
  2. Borda - uma linha que é usada para conectar dois vértices. A forma do objeto é alcançada pela manipulação das bordas.
  3. Polígono - uma forma formada com linhas retas conectadas. Os tipos de polígonos são definidos pela extensão dos ângulos e pelo número de lados.
  4. Malha - uma coleção de polígonos conectados em seus vértices, bordas e faces. Um objeto 3D pode consistir de uma ou mais malhas 3D.
  5. Face - uma parte que preenche o espaço entre as bordas e compreende as superfícies planas cobertas de um modelo. É a parte mais básica de uma malha de polígono.

Com relação a isso, há definição de baixa modelagem de poli e alta poli modelagem. A primeira, correspondentemente, é mais fácil de carregar, visualizar e editar. No entanto, não é detalhado. O modelo de alto polígrafo, por outro lado, tem mais detalhes e maior densidade. Mas mover-se em torno de um ponto de vista e editá-lo é mais difícil, não falando sobre a renderização de tais modelos.

Agora que você pode operar os componentes mais básicos do modelo 3D, você também deve saber sobre o ambiente de modelagem 3D com o qual você estará trabalhando. Cada um O programa de modelagem 3D tem um vetor ou ambiente do lugar. Um vetor é um objeto geométrico com largura e comprimento, enquanto um plano é um espaço geométrico que se estende para longe.

Principais Tipos de Modelagem 3D

Conhecer os pontos básicos não é tudo o que é necessário para você aprender a modelar em 3D. Uma vez que você perceba isso, você precisa passar pelas principais técnicas usadas na modelagem 3D para aprimorar suas habilidades em diferentes áreas.

1. Sólido 

Como o nome sugere, a modelagem sólida é a técnica que você usa para criar formas sólidas geometricamente corretas. O design simula não apenas o exterior, mas também o interior do modelo, o que o torna um dos tipos mais complexos de modelagem 3D. 

Ele normalmente começa da preparação do modelo wireframe que é convertido em visualização 3D e adicionou algumas texturas mais tarde. No entanto, A modelagem sólida permite que você veja como seu projeto parece e funciona desde o início

2. Modelagem de superfície

A modelagem 3D de superfície é uma forma de apresentar objetos 3D sólidos que requer a manipulação do exterior do modelo 3D para visualizar o objeto a partir de diferentes ângulos. Ela é muito flexível e permite aos modeladores criar objetos 3D com vários requisitos. 

Nota: Ao contrário de outras técnicas de modelagem 3D, o objeto não precisa necessariamente ser geometricamente correto. Ele permite ao usuário apagar, substituir e manipular as faces de um objeto com menos restrições.

tutorial avançado de modelagem de superfície
Modelagem avançada de superfície (fonte: YouTube)

3. Estrutura de arame

Na modelagem 3D em wireframe um objeto consiste apenas de pontos, círculos, linhas e curvas que são dobradas para alcançar um objeto 3D. No entanto, os triângulos ainda são considerados os elementos mais típicos deste tipo de modelagem 3D, onde quanto mais triângulos existem, mais realista é o modelo.

O objeto wireframe não é sólido, mas sim considerado um limite de pontos conectados. Isto faz com que provavelmente a técnica de modelagem 3D menos complexa.

4. Escultura Digital

Escultura digital como o nome sugere é como esculpir regularmente, mas em um ambiente digital. Ferramentas de escultura são usadas para manipular a malha puxando, empurrando, beliscando e suavizando a superfície do objeto. A primeira camada sempre começa com a definição das características básicas de um objeto e avança para a pintura e texturização para criar um modelo mais real. Ele permite que os modeladores trabalhem com malhas de alta resolução de forma mais rápida e eficaz para adicionar mais detalhes.

escultura digital
Escultura digital (fonte: YouTube)

5. Modelagem de caixas

Quando você aprende a modelar em 3D, você não pode perder modelagem de caixas que é uma das técnicas mais comuns de modelagem poligonal 3D. Ele começa com a forma primitiva como um cubo ou esfera que é manipulado até que o modelo pretendido seja alcançado. O modelador trabalha em uma parte de um objeto de cada vez ou em um objeto inteiro. O refino e a subdivisão continuam até que a malha de baixa resolução se torne um objeto com detalhes poligonais suficientes e se assemelhe ao conceito desejado.

6. Modelagem de bordas

Como certas malhas são difíceis de completar apenas com a modelagem de caixas, os modeladores 3D utilizam a técnica de modelagem de bordas. De acordo com ela, loops de polígonos são colocados ao longo dos contornos de um modelo. Então, as lacunas entre eles são preenchidas para se obter formas mais finas. 

Embora seja também uma técnica de modelagem poligonal, na modelagem de bordas o objeto é construído peça por peça ao invés de refinar a forma básica como na modelagem de caixas. 

Nota:  você não pode criar um rosto humano apenas com a modelagem da borda. É por isso que você tem que colaborar com alguma outra técnica para alcançar o objeto desejado.

modelagem de bordas
Modelagem de bordas (fonte: YouTube)

7. NURBS

Modelagem de arestasA técnica de modelagem 3D, um spline de base racional não-uniforme, é uma técnica de modelagem 3D que não tem vértices, bordasou faces e é usado para gerar curvas e superfícies. Normalmente, o modelo é criado com uma ferramenta similar a uma caneta, desenhando a curva no espaço 3D e controlando a série de alças. As curvas são então colocadas ao longo dos contornos com preenchimento automático do espaço entre elas ou giram em torno de um eixo central. 

8. Modelagem de subdivisão

Esta técnica de modelagem 3D é uma mistura de NURBS e modelagem poligonal onde os modelos poligonais são subdivididos em áreas menores que são mais fáceis de manusear. O modelador pode refinar certas áreas subdivididas e trabalhar nelas com mais facilidade. Portanto, faz sentido subdividir e refinar o polígono tantas vezes quanto necessário para detalhes mais finos.

modelagem de subdivisão
Modelagem de subdivisão (fonte: YouTube)

9. NURMS

A técnica de modelagem da malha de modelagem ou de suavidade racional não uniforme é usada para suavizar a malha para alcançar as bordas curvas e redondas de um objeto.

10. Modelagem Procedural

Criar objetos orgânicos e paisagens onde as variações e a complexidade são infinitas é extremamente difícil, especialmente para desenhar à mão. É por isso que modelagem de procedimentos é usado. Ao contrário de qualquer outra técnica desta lista até agora, modelos 3D são gerados algoritmicamente através da definição de certos parâmetros. Uma vez que o modelo é gerado, os modeladores podem ajustá-lo alterando as configurações.

11. Modelagem baseada em imagens

Os objetos 3D na modelagem 3D são derivados das imagens 2D estáticas na natureza. Ele é usado principalmente quando você tem tempo ou orçamento limitado para criar um modelo 3D totalmente realizado. Então isso faz com que modelagem baseada em imagem extremamente popular na indústria do entretenimentofilmes em particular.

É relativamente fácil na prática.

12. Booleano

Se demorar muito tempo para criar um modelo 3D, você pode usar a modelagem booleana para compensar isso. Quando você aprender como modelar em 3D pode ser realmente útil combinar diferentes formas para criar uma nova forma que é o conceito básico da modelagem booleana. O modelo é criado com a ajuda de dois objetos, seja combinando-os ou cortando um do outro. Intersecção, diferença e união são operações básicas usadas nesta técnica.

13. Escaneamento a laser

Este tipo de modelagem 3D é provavelmente o mais rápido. Ele permite que você tire as medidas do objeto da vida real com a ajuda do scanner a laser, sem mesmo tocá-lo. Então tudo o que você precisa fazer é manipular a geometria do objeto escaneado para criar uma representação de modelo 3D limpa.

Escaneamento a laser 3d
Escaneamento a laser (fonte: YouTube)

Tipos de arquivo

Independente da técnica que você use para a modelagem 3D, cada objeto é um único elemento ou uma combinação de diferentes elementos. Correspondentemente, existem peças definidas, montagem, ou peças de visualização 2D. Baseado nesse software de modelagem 3D permite que você armazene vários tipos de arquivos que vamos cobrir a seguir.

PASSO

PASSO significa "Standard for the Exchange of Product Data" e é um dos tipos mais básicos de arquivo de modelagem 3D. Ele é usado para descrever dados de produtos sem depender de outros sistemas de modelagem.

STL 

Este tipo de arquivo é extremamente popular na impressão 3D e fabricação assistida por computador, uma vez que é mais fácil transferir do software de modelagem 3D para uma impressora 3D.

OBJ

OBJ também é usado para impressão 3D para transferir objetos 3D com faces poligonais, coordenadas, mapas de texturae outros recursos de objetos 3D a serem impressos.

FBX

Formato de arquivo FBX desenvolvido para trocar formatos para programas CAD Autodesk. Ele suporta geometria de modelo, cor, textura e qualquer outra característica relacionada com a aparência de um objeto. Portanto, não é difícil adivinhar que ele é amplamente utilizado em videogames e indústrias de filmagem.

3DS

Este formato de arquivo de modelagem 3D também foi desenvolvido pela Autodesk. Ele armazena animações e outros recursos relacionados à aparência, assim como os arquivos FBX. Entretanto, ele é usado principalmente na engenharia, visualização arquitetônicae domínios acadêmicos.

tipos de arquivos de modelos 3d

Ao trabalhar com modelagem 3D você definitivamente se deparará com cada um desses tipos de arquivo. Então, agora é hora de aprender mais sobre o ambiente do software de modelagem 3D. 

Ambiente de Design 3D

As características de cada software de modelagem 3D são diferentes. Alguns oferecem funcionalidades básicas sem nenhum avanço adicional e outros são predominantemente utilizados apenas pelos especialistas da indústria. No entanto, quando você aprende a modelagem 3D você tem que conhecer as ferramentas e recursos básicos com os quais você se deparará com muita freqüência.

Normalmente, os programas CAD oferecem ambientes de modelagem similares onde o arquivo fica no centro e as ferramentas usadas para manipular a moldura do arquivo nas bordas. 

Ferramentas de visualização

Estas ferramentas permitem a você para girar, girar, fazer zoom e visualizar seu modelo a partir de diferentes orientações. Você também pode definir os ângulos de visão para trabalhar um plano ou rosto específico e focar em certos aspectos do seu objeto. Eles também permitem que você mude a perspectiva, relâmpago ou fundo na parte em que você trabalha.

História do design

Se você quiser voltar atrás e ver o trabalho que você fez passo a passo, você se refere à barra de histórico. É extremamente útil, pois como o nome sugere, você pode editar algumas ações passadas, alterar ou remover algumas características, alterar dimensões e até mesmo reiniciar seu projeto a partir de um certo ponto. Ele exibe todas as ações que você tomou para criar um modelo 3D que permite que você e outros rastreiem o processo.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas é o instrumento que você usa para realmente criar modelos 3D. Em outras palavras, é uma barra com todas as ações e características que você adiciona gradualmente ao seu modelo até que o objeto final comece a passar. É quase o mesmo para todo software de modelagem 3D. A única coisa que pode ser diferente são os nomes e o layout da barra de ferramentas.

Barra de ferramentas 3d
Barra de ferramentas 3D (fonte: YouTube)

Árvore de características

A ferramenta de árvore de características é similar ao histórico do design, uma vez que também rastreia as ações que você executou ao longo do caminho. No entanto, a ferramenta de árvore de recursos é similar ao histórico do design, exibe o tipo de operação que você fez para criar uma peça

Em diferentes tipos de arquivo, você pode usar a árvore de recursos de forma diferente. Se for um documento de peça você pode visualizar todas as operações, recursos e corpos que você usou para modificar uma peça. Ao mesmo tempo, em uma árvore de características de arquivos de montagem serve para exibir como as partes de um objeto estão conectadas umas às outras.

Pontos, eixos e aviões

A geometria de referência é um dos pontos estruturais mais importantes do software de modelagem 3D, uma vez que tudo começa a partir das geometrias centradas em torno da origem. Estes são pontos, eixos e planos usados no design 3D para localizar os objetos no espaço 3D. 

Isso fica ainda mais interessante.

Os programas CAD utilizam o sistema de coordenadas cartesianas. Correspondentemente, todos os pontos são definidos pelas distâncias x, y e z da origem e eixos X, Y, Z. Os eixos então formam os planos XY, XZ e YZ aos quais você se refere a fim de criar dimensões em cada estágio da construção do seu modelo. Além disso, você também cria novos pontos, eixos e planos em outros lugares em seu modelo 3D.

Sketch

Como normalmente começa a partir de um esboço, é importante mencionar a barra de ferramentas de esboço que você usa para criar desenhos 2D. Quando se trabalha em um modelo, você pode gerar formas 3D com base em um esboço ou usá-lo como referência ao projetar uma peça

Dica Pro: Comece seu esboço com a face ou plano e depois passe para as ferramentas de dimensões, desenho e restrições.

Modelo técnico do esboço em 3d
(fonte: YouTube)

Restrições e Dimensões

As dimensões e restrições poupam você de ficar confuso e alterar seus esboços no processo. Além disso, a ferramenta de dimensões ajuda você a obter o tamanho ou ângulos corretos para a sua forma. Ao mesmo tempo, você usar restrições para criar as relações entre os elementos da peça e as regras para a forma

Nota: Se você deixar o esboço sem constrangimentos você pode mudar algo em sua parte acidentalmente, o que não é o resultado provável.

restrições e dimensões
Restrições e dimensões (fonte: YouTube)

Como nós já dissemos antes, estas são apenas as características mais básicas que você tem em um ambiente de modelagem 3D. Há muito mais recursos e ferramentas que você vai descobrir ao longo do caminho trabalhando com 3D.

Princípios-chave da modelagem 3D

Levando em conta a técnica de modelagem 3D, o tipo de arquivo e as características do software CAD que você trabalha com você sempre se depara com estes princípios-chave ao criar um modelo 3D.

Deformações permitem que você preserve o modelo original ao criar uma alta contagem de polígonos. A topologia do modelo 3D não é alterada o que permite que um designer experimente as formas e superfícies para alcançar o resultado pretendido.

Medidas são o cálculo dos valores da malha como área de superfície, encaixe, volume e seção transversal. 

Manipulação compreende as ferramentas de transformação em programas CAD que permitem transformar um modelo já projetado.

Operações binárias são usados na modelagem poligonal para criar uma malha a partir de duas outras malhas, unindo-as ou cruzando-as.

Erros mais comuns de modelagem 3D

Infelizmente, não há atalhos quando você aprende a modelar em 3D e você deve ter o know-how de Software de modelagem 3D e aplicações. No entanto, antes de você dominar suas habilidades em modelagem 3D, você certamente irá tropeçar em algumas armadilhas comuns. 

Então, nós queremos lançar alguma luz sobre os erros mais comuns de modelagem 3D para ajudá-lo a evitá-los no seu caminho para uma carreira de sucesso na modelagem 3D.

1. Ficando muito ambicioso desde o início

Ambições não devem levar a melhor quando você modela em 3D, uma vez que a modelagem 3D é uma tarefa incômoda que requer precisão, atenção aos detalhes e muitas habilidades técnicas. Ela desafia você. Embora a ambição induza ao sucesso, você não deve pular sobre sua cabeça, especialmente quando você começa.

Dica Pro:  Você não pode criar uma obra-prima no começo. Aprimore suas habilidades e obtenha alguma experiência primeiro, para que sua ambição não se sobreponha a você.

2. Iniciando projetos complexos muito cedo

É um dos erros mais comuns de modelagem 3D que deriva da ambição. Muitos iniciantes tropeçam em malhas complicadas e topologia incômoda somente porque eles presumem estar prontos para eles. A busca por projetos complexos não lhe servirá de nada no estágio inicial. Avance somente quando você tiver experiência suficiente acumulada.

3. Criando subdivisões excessivas muito cedo

Se você não quer perder a qualidade do seu modelo, aceite as formas e polígonos que você já tem antes de subdividir a malha. Caso contrário, você pode se encontrar em uma situação em que você quer ajustar a forma, mas não tem muito espaço para fazê-lo. Certifique-se de usar a ferramenta de resolução para evitar formas distorcidas. 

4. Alvejando malhas sem costura

Como novato, não se deixe enganar pela idéia de que um modelo acabado deve estar em uma máquina sem costura. Isso depende de como um objeto deve ser construído no mundo real. Não há necessidade de se perguntar se um objeto deve ser sem costura ou em geometria separada. Não enfatize sobre os modelos sem costura já que é apenas uma concepção errada comum para aqueles que apenas começam na modelagem 3D.

5. Criando um modelo inteiro como um todo

Como já cobrimos, os modelos 3D consistem de vários polígonos, rostos e malhas. É por isso que fica muito avassalador quando você tenta criar um modelo inteiro como um todo. Comece simples criando uma peça manejável e simplesA tecnologia de modelagem 3D é uma ferramenta de modelagem 3D, considerando que existem várias ferramentas de modelagem 3D para ajudar com isso.

6. Topologia caótica 

A aparência do modelo é o que mais importa. Então, como um modelador 3D, novato ou especialista você não pode se permitir negligenciar a topologia. Além disso, autenticações e funcionalidade andam de mãos dadas com a topologia. De forma correspondente, você tem que se esforçar por uma geometria limpa. Certifique-se de que os vértices perdidos não interrompam os laços de borda e que todas as superfícies sejam lisas.

Erros são iminentes na modelagem 3D como provavelmente em qualquer outro campo. Entretanto, assim que você os enfrenta, você ganha novas experiências e se prepara para novos desafios.

Como fazer um modelo 3D como um Pro: Dicas

Finalmente, nos deparamos com as dicas que você precisa aplicar para fornecer dicas de alto nível Serviços em 3D.

Escolha o melhor software de modelagem 3D

Não há uma resposta única para a questão do melhor software de modelagem 3D. Ele depende inteiramente do seu projeto, dos requisitos e da tecnologia 3D que você precisa usar para obter os resultados desejados. A multiplicidade de softwares de modelagem 3D no mercado pode torná-lo uma escolha difícil para você. No entanto, LiquidificadorSketchup e Netfabb basic são ótimas opções se você apenas aprender como modelar em 3D. 

Explore os tutoriais

A melhor maneira de começar com a modelagem 3D é explorar os tutoriais. Além disso, a maioria dos softwares de modelagem 3D vem com seu próprio conjunto de guias de instruções passo-a-passo. Uma vez que você domina o básico para operar um software, você pode mergulhar em alguns tutoriais especializados para a técnica específica que você quer praticar. 

Aprenda o básico e comece simples

Para pregar objetos complexos e criar aparelhos 3D, edifícios e eletrônicos você precisa estar confiante em suas habilidades. É por isso que a melhor maneira de aprender a modelar em 3D é com cubos, triângulos e outros objetos primitivos com malhas simples e baixa contagem de polígonos. Somente depois você pode passar para modelos mais compostos.

Tomar notas

Visualize seu modelo futuro, defina como você começa a modelar e como o objeto final deve ficar. Ele o ajudará a estruturar o processo e organizar seu trabalho para obter melhores resultados.

Prática de diferentes tipos de modelagem 

Uma vez que você começa com a modelagem 3D e aprende o básico, você pode facilmente ficar entediado focando apenas em uma técnica. Não perca uma diversidade de vários tipos de modelagem 3D. Expanda sua gama de conhecimentos e aprimore suas habilidades explorando diferentes formas de modelagem. Isso não só o tornará inovador, mas também um especialista versátil em sua área.

Não tenha pressa

Uma das melhores dicas de modelagem 3D é levá-la devagar, mas com firmeza. Escolha o melhor software e a melhor técnica para começar. Encontre os tutoriais e mergulhe no aprendizado. Leve tempo para aproveitar o processo, já que a modelagem 3D requer paciência. 

Qual é a Melhor Abordagem para a Modelagem 3D? (Conclusão)

Como você já deve ter adivinhado, a modelagem 3D é um campo extenso que requer muitas habilidades técnicas e artísticas. No entanto, ela lhe dá uma escolha. Você pode explorar vários tipos e técnicas de modelagem 3D e escolher várias para se concentrar. 

Além disso, você mergulha no extenso mercado de 3D para lidar com os campos com os quais você gostaria de trabalhar: desde serviços de renderização 3D até visualização do produto e bens imóveis 3D.

As oportunidades são ilimitadas. 

Tudo o que você precisa é perseguir sua paixão e nunca deixar que um beco sem saída o impeça de alcançar seus objetivos de modelagem 3D. Espero que este guia tenha lhe fornecido uma visão abrangente do conceito de modelagem 3D, já que ele é apenas a ponta do iceberg. 

Nós temos um monte de tópicos interessantes guardados para você.

The post How to 3D Model? [Comprehensive Guide] appeared first on 3D Studio.

]]>
https://3dstudio.co/pt/how-to-3d-model/feed/ 1